Belém vive Corpus Christi diferente por conta da pandemia
Missas com frequência controlada e transmissão online marcam a data neste 2020
O Dia de Corpus Christi é muito simbólico na Igreja Católica, e, por essa razão, a pandemia da covid-19 não será obstáculo para que a Arquidiocese de Belém e fiéis celebrem esse momento, nesta quinta-feira (11), nas paróquias de bairros e distritos. Esse é o único dia em que o Santíssimo Sacramento costuma ser conduzido pelas ruas das cidades no mundo todo, e as pessoas louvam a Deus pela Eucaristia. Por causa do novo coronavírus, não haverá procissões em Belém, mas, sim, missas com frequência controlada de participantes e benção na frente da Catedral Metropolitana.
A celebração ocorrerá às 7 horas, na Catedral Metropolitana, com Santa Missa presidida pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa. A cerimônia será concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Antônio de Assis Ribeiro, e padres da Sé: cônego Roberto Cavalli, padre João Paulo Dantas e padre Danilo Brandão.
Benção
Ao final da missa, será dada a benção com o Santíssimo Sacramento na frente da Catedral para a Cidade de Belém. Até o ano passado, a procissão de Corpus Christi em Belém e em municípios do interior do Estado contava com tapetes de serragem para ornamentar a passagem do Santíssimo Sacramento.
Para participar da missa presencial os paroquianos da Sé precisaram retirar senha até a quarta-feira (10), na secretaria da Catedral, por causa da lotação máxima permitida como medida preventiva de saúde. A missa será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese, Catedral e ao vivo pela TV Nazaré, canal 30.
Nas demais paróquias da Arquidiocese de Belém, a solenidade de Corpus Christi seguirá pela tarde e noite, com programação própria de cada uma das 94 paróquias.
A missa pode ser acompanhada aqui
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA