MENU

BUSCA

Belém tem casos registrados de Mpox? Veja o que diz a Secretaria Municipal de Saúde

No Pará, dois casos da doença já foram registrados este ano

Camila Guimarães

Em 2023, Belém registrou 24 casos da doença infecciosa Mpox. Este ano, nenhum novo caso foi contabilizado no balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), nesta quinta-feira (15/8). No entanto, no Pará existem dois diagnósticos da doença confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que não informou, até o momento, o (s) município(s) das ocorrências. Atualmente, a doença é considerada emergência sanitária internacional.

VEJA MAIS

Saiba onde fazer o teste para diagnóstico de Mpox em Belém
Capital paraense possui três unidades de referência para diagnóstico e tratamento

Brasil negocia compra de 25 mil doses de vacina contra Mpox
Quantidade do imunizante produzida é insuficiente no mercado internacional

OMS declara Mpox uma emergência de saúde internacional, em meio ao avanço da doença na África
Essa é a primeira declaração de emergência global desde 2019

O crescimento de casos e mortes por Mpox no continente africano foi o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a emitir o sinal de alerta global. Em 2024, os casos já superam o total registrado em 2023 e somam mais de 14 mil, além de 524 mortes. O sinal de emergência internacional se deve ao risco de disseminação global e de uma potencial nova pandemia.

No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou que ainda não há registro de circulação da nova variante, chamada CLADE1. Conforme as classificações da OMS, o status do país é o menos alarmante, o nível 1, que identifica cenário de normalidade para a doença, tendo sido o último óbito em abril de 2023. Atualmente, são 709 casos confirmados ou prováveis no país.

Belém