Arborização: Belém tem meta de plantar 2 mil mudas por mês em 2025
O anúncio foi feito pelo prefeito Igor Normando, na manhã desta sexta-feira (10)
O anúncio foi feito pelo prefeito Igor Normando, na manhã desta sexta-feira (10)
Fazer o plantio de duas mil mudas por mês em 2025, em Belém. A meta, considerada ousada, foi anunciada, nesta sexta-feira (10), pelo prefeito Igor Normando. Pela manhã, ele participou do plantio de espécies na avenida Visconde de Inhaúma, próximo à avenida Dr. Freitas, em alusão ao aniversário dos 409 anos de Belém. “Esse é um momento importante, onde nós estamos cuidando da área verde da nossa cidade. Belém, embora seja no coração da Amazônia, é uma das capitais com o menor índice de área verde preservada do nosso país entre as capitais”, disse.
“E nós precisamos superar tudo isso. Então temos uma meta ousada para esse primeiro ano e sempre aumentando nos anos seguintes”, afirmou. A meta da prefeitura é que Belém fique entre as três cidades mais arborizadas do país entre as capitais. “A nossa meta inicial é que a gente possa fazer o plantio de 2 mil mudas por mês na cidade e aumentando da forma que a gente vai reorganizando essa estratégia, inclusive fazendo também a manutenção da nossa área verde. Nós temos perdido muitas árvores com as chuvas, devido à falta de manutenção, devido à falta de planejamento nessa manutenção”, afirmou o prefeito.
Igor disse que está sendo preparado um certame para licitar uma empresa para fazer não só a manutenção, mas também fazer o planejamento da manutenção. “A gente precisa fazer a manutenção justamente para que não cause nenhum sinistro por parte das árvores na população, no mobiliário urbano. Para vocês terem uma ideia, em Cali (Colômbia), foram plantados mais de 6 milhões de árvores e se conseguiu lá, em 6 anos, diminuir a temperatura em 3 graus. Então nós temos a capacidade de trabalhar para Belém voltar a ser uma cidade verde e uma cidade que, no coração da Amazônia, sendo capital da Amazônia, tem que dar exemplo para o Brasil e para o mundo”, disse.
VEJA MAIS:
A secretária municipal de Meio Ambiente (Semma), Juliana Nobre, disse que o objetivo é transformar Belém em uma das cidades “mais verdes” do Brasil. "Hoje nós vamos dar início a um projeto maior. Nós teremos um ato simbólico do prefeito plantando uma espécie arbórea regional que tem floração e contribui para o paisagismo também. O projeto maior é transformar a nossa cidade em uma das cidades mais verdes do Brasil”, disse. Foram plantadas 17 espécies. “Aqui é rota da COP. Agente precisava iniciar por aqui. Então tem um simbolismo para a gente”, explicou.
Esse plantio vai ocorrer em toda a cidade. “Nós precisamos tirar Belém daquele índice que tem um dos menores percentuais de arborização urbana, se comparada a 15 cidades com mais de um milhão de habitantes. Então, nós vamos plantar nos próximos meses, em média, duas mil mudas por mês, chegando aí no final do ano com mais 25 mil mudas novas plantadas, podendo até dobrar esse valor, se nós buscarmos mais parcerias”, afirmou.
No domingo, dia do aniversário de Belém, a prefeitura vai doar 400 mudas ornamentais. “É para fazer com que a população também entre com a gente nessas boas práticas sustentáveis. Incentivar as pessoas que têm seu jardim, seu quintal, a plantarem uma árvore. Isso faz muito bem: contribui aí para mitigar os impactos na mudança do clima, contribui na temperatura, na qualidade do ar. Então, é saúde, é meio ambiente, todos nós precisamos”, afirmou.
As espécies que serão plantadas são diversificadas. “É feito o levantamento de cada área. São espécies arbóreas, ornamentais, arbustos, dependendo do local a ser avaliado”, disse. A secretária disse que há bairros em Belém que possuem um índice muito baixo de arborização. O principal deles é o Reduto, “que tem um percentual muito pequeno mesmo. Nós vamos focar principalmente nesses bairros, a começar pelo menor, onde a gente vai dar mais atenção. E, aí, vamos ampliar para as principais avenidas, as praças, todos os lugares que a gente puder plantar, nós vamos plantar. Precisamos transformar Belém numa cidade mais verde”, afirmou a secretária.
Nesta sexta, o local escolhido para o plantio foi devido sua extensa área gramada, o que o torna adequado para o plantio, além de sua proximidade com o Hangar - Centro de Convenções, palco dos grandes eventos da COP-30. Foram selecionadas duas espécies para o plantio: Andria Uxi e Pau Pretinho. O prefeito Igor também plantou a Andira Uxi, espécie nativa, com floração e que contribui para o paisagismo da cidade.
A secretária municipal de Meio Ambiente (Semma), Juliana Nobre, disse que o objetivo é transformar Belém em uma das cidades “mais verdes” do Brasil. "Hoje foram plantadas 17 espécies. Aqui é rota da COP 30. E vamos fazer esse plantio no resto da cidade", afirmou.