Após dois anos, provas do Encceja são aplicadas neste domingo
Exame é direcionado para jovens e adultos que não concluíram formação na idade adequada
Mais de 1,6 milhão de pessoas realizam neste domingo, 28, as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que serve para aferir as competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada, bem como para certificar o seu grau de instrução. No Pará, 81.687 estavam inscritos para o exame que teve aplicação em 33 municípios nos turnos da manhã e da tarde.
Nesta edição, são 1.683.530 participantes, número maior que o registrado em 2020, quando 1.608.135 pessoas se inscreveram. Em 2021, o Encceja não foi realizado devido à pandemia de covid-19.
VEJA MAIS:
A movimentação foi tranquila, mesmo assim, desde o início da manhã, candidatos formaram fila à espera da abertura dos portões em locais como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e o campus da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na travessa Perebebuí, em Belém. A estudante Tamara Santos, 21 anos, foi uma das participantes. Ela conta que não concluiu o Ensino Médio a tempo porque passou a se dedicar aos cuidados de saúde da mãe e que mesmo tendo estudado somente em casa espera conseguir a certificação. “Eu gostaria de concluir meu Ensino Médio porque quero fazer faculdade e quero fazer um curso técnico também e eles exigem”, disse.
Ao longo dos dois turnos os candidatos devem responder quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 30 questões cada, além de elaborar uma redação de até 30 linhas. Para garantir o certificado, o participante deve atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das provas e ter nota igual ou superior a 5 na redação.
O Encceja é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já a emissão do certificado, que equivale ao diploma de conclusão dos ensinos Fundamental ou Médio, é de responsabilidade das secretarias estaduais de educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao exame. Estudantes acima de 15 anos podem realizar a prova para obter a certificação do Ensino Fundamental. Para o Ensino Médio, é preciso ter mais de 18 anos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA