Apologia ao nazismo: Líder religioso de comunidade judaica, em Belém, critica caso Monark

"É lamentável que, no século 21, tenhamos pessoas defendendo a matança de outras”, diz rabino Moysés Elmescany

Dilson Pimentel
fonte

O rabino Moysés Elmescany repudiou, nesta quarta-feira (9), as declarações feitas pelo youtuber Monark, no episódio do Flow Podcast exibido na segunda-feira (7), em que ele defendeu a existência de um partido nazista reconhecido por lei no Brasil. “É lamentável que, no século 21, tenhamos pessoas defendendo a matança de outras”, afirmou. Rabino é o líder religioso de comunidade judaica.

VEJA MAIS

image Vídeos removidos, perda de patrocinadores e seguidores; fala polêmica afeta Monark e Flow
Todo esse desprestígio começou na noite de segunda-feira, após Monark defender a criação de um partido nazista no Brasil,

image Flow demite Monark, que diz que estava bêbado quando falou sobre Nazismo
Youtuber usou as redes sociais para se desculpar com a comunidade judaica pela "insensibilidade", mas insistiu na defesa da liberdade de expressão

image Monark e Kataguiri defendem nazismo como liberdade de expressão; vídeo
O youtuber e o deputado causaram polêmica após opinião

Ele acrescentou: “Não podemos deixar qualquer um ameaçar a vida sem serem penalizados pela Justiça: qualquer partido, ideologia ou organização que queira exterminar pessoas por sua origem étnica, por sua fé religiosa, por sua cor, por sua orientação sexual ou por apresentar qualquer anomalia física”. Ainda segundo Moysés, as pessoas devem cumprir o versículo do livro Vaikrá (Levítico): "E amarás o próximo como a ti mesmo".

Sobre o que leva certas pessoas a adotarem essa postura de ódio, o rabino atribui tais comportamentos a “instintos deploráveis, como inveja e ódio gratuito”. Em relação ao que deve ser feito para combater esses discursos de ódio e de incitação à violência, Moysés Elmescany defendeu a realização de campanhas educativas e, também, “o banimento dessas pessoas da sociedade, prendendo-as. Devemos sempre estar atentos para que fatos como esses não se repitam”. Ele informou ser importante constar na grade curricular das escolas brasileiro o estudo sobre antissemitismo e sobre qualquer opressão causada por certos grupos contra outros.

VEJA MAIS

image Veja por que não pode haver partido nazista no Brasil; entenda o caso Monark
Ideia da formalização de um partido foi defendida por Monark e Kim Kataguiri

image Flow Podcast perde patrocinadores e contratos após declarações de Monark sobre o nazismo
Colocando como justificativa a liberdade de expressão, Monark também defendeu que nazistas tenham direito de expressar opiniões

image Flow podcast: PGR vai investigar declarações sobre nazismo de Monark e Kim Kataguiri
Ex-apresentador e deputado federal defenderam a criação de um partido nazista no Brasil

Antissemitismo manifestou-se de diversas maneiras, impondo uma perseguição muito grande às populações judias

Antissemitismo é o preconceito concentrado contra qualquer pessoa de origem semita, o que inclui preconceito contra árabes, assírios, judeus etc. O termo, no entanto, possui uma utilização muito mais vinculada ao preconceito (étnico, religioso ou cultural) cometido contra os judeus. Ao longo da História, o antissemitismo manifestou-se de diversas maneiras, impondo uma perseguição muito grande às populações judias, como informa o portal Brasil Escola.

Ainda segundo a publicação, as questões envolvendo a perseguição aos judeus variam de acordo com o contexto histórico. Muitos historiadores afirmam que tal perseguição durante o período medieval é entendida muito mais a partir de um aspecto religioso.O antissemitismo moderno surgiu basicamente no começo do século XIX no continente europeu, e suas causas estão relacionadas a questões políticas e econômicas.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM