Aeroporto de Belém: derrapagem de avião cancela voos e causa filas de mais de 4 horas de espera
O motivo dos transtornos foi a derrapagem de uma aeronave na pista do Aeroporto Internacional de Belém na manhã desta segunda, sem registros de feridos
Filas de cerca de quatro horas de espera, passagens remarcadas para depois de dois dias, ao menos 5 voos alternados para outros aeroportos e ao menos 14 voos cancelados. Esses foram alguns dos transtornos registrados pela reportagem na tarde desta segunda-feira (18), por volta das 16h, no Aeroporto Internacional de Belém. O motivo foi a derrapagem de uma aeronave que ocorreu na pista do aeroporto na manhã desta segunda, sem registros de feridos.
VEJA MAIS
Horas de espera e pouca informação
O acidente causou transtornos a centenas de passageiros que lotaram o saguão do aeroporto. Em filas ou acopodados pelo chão entre malas e bolsas de viagem, muitos não tinham perspectiva de como seguiriam viagem. Uma delas foi da jornalista Élida Galvão, de 38 anos, que mora em Belém e iria para Santarém (PA) a trabalho, mas teve o voo cancelado. "A gente chegou por volta de 10h30, aguardamos até o momento do embarque e aí fomos informados do ocorrido, desde esse momento o voo começou a ser alterado, inicialmente seria por volta de 14h, depois 18h30, e agora cancelaram completamente. Pra gente fica o transtorno porque muita gente tem compromisso com horários e agora vamos ter que reprogramar as nossas atividades", afirma.
A bancaria Rosangela Toloni, de 51 anos, também foi surpreendida com o cancelamento do voo durante uma conexão no aeroporto de Belém. Ela embarcou em Fortaleza (CE) e tinha como destino a cidade de Imperatriz (MA). "Eu cheguei aqui às 11h da manhã, o voo foi cancelado, a princípio não sabia o que era, depois nos avisaram que a gente tinha que entrar na fila, e eu já tô na fila há mais de 3h30, esperando pelo momento de ver quando eu vou embarcar, se eu vou pra Imperatriz, se volto para Fortaleza. Está sendo muito cansativo! Eu tinha negócios hoje, tinha reunião a tarde, amanhã de manhã tinha reunião com mais pessoas e não sei se chego e quando chego."
Azul comenta mudança nos voos
Em nota, a Azul informou que, por conta da interdição da pista do aeroporto de Belém por uma aeronave de pequeno porte, precisou alternar os voos AD4840 (Viracopos-Belém), AD4574 (Confins-Belém), AD4432 (Recife-Belém) e AD2618 (Guarulhos-Belém), além de cancelar outros oito voos que tinham a capital paraense como origem ou destino.
"A companhia ressalta que os clientes receberam todo a assistência necessária das equipes locais da Azul, conforme prevê a resolução 400 da Anac, e lamenta eventuais aborrecimentos causados, mas destaca que ações como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações", detalhou a Azul.
Também procurada, a Gol Linhas Aéreas informou que, devido à pista do aeroporto de Belém se apresentar impraticável para pousos e decolagens nesta segunda-feira, sete voos da Companhia tiveram suas programações alteradas: um alternado e seis cancelados. Foram cancelados os seguintes voos: G3 1752 (Belém-Santarém), G3 1897 (Santarém-Belém), G3 1684 (Belém-Macapá), G3 1637 (Macapá-Belém), G3 1684 (Manaus-Belém) e G3 1637 (Belém-Manaus).
De acordo com a companhia, foram criados voos de reforço para atender os clientes afetados pelas operações canceladas. As novas decolagens estão previstas para serem realizadas ao longo desta noite e da próxima madrugada.
"O voo 1752, que decolou de Brasília com destino a Belém na manhã desta segunda-feira foi alternado para Macapá. Com a normalização das operações, o voo será operado de volta à capital paraense ainda nesta segunda-feira. A Companhia reforça que todos os Clientes dos voos impactados estão recebendo as facilidades necessárias e as orientações sobre remarcação ou acomodação. A Companhia reforça que as ações referentes a estes voos obedecem às normas técnicas de Segurança, valor número 1 da GOL", pontuou a Gol.
Infraero
Até por volta das 15h30, a Infraero ainda não tinha a lista atualizada com os oito cancelamentos divulgados pela Azul. Em nota, a Infraero comentou explicou o contratempo na pista:
"Na manhã desta segunda-feira (18/7), uma aeronave de pequeno porte fazia voo de treinamento no Aeroporto Internacional de Belém, no Pará, quando derrapou no momento do pouso. Na aeronave, havia dois tripulantes que não se feriram. Os Bombeiros estão no local e está sendo providenciada a retirada da aeronave junto a empresa".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA