Qual o santo do dia de hoje, 12 de abril? Veja a oração para São José Moscati
São José Moscati, o "médico de Nápoles", é celebrado pela Igreja Católica neste 12 de abril

No dia 12 de abril, a Igreja Católica celebra a memória de São José Moscati, médico devoto e conhecido como o "pai dos pobres". Chamado de “Médico de Nápoles”, José Moscati é padroeiro de médicos e profissionais da saúde, sendo símbolo de que é possível unir ciência e fé no cuidado com o próximo.
A devoção aos santos faz parte da tradição de fé de milhões de pessoas ao redor do mundo. São figuras que inspiram, acolhem orações e representam modelos de vida cristã. Diariamente, a Igreja dedica o calendário litúrgico à memória de um ou mais santos, reforçando valores como caridade, fé, humildade e serviço ao próximo.
Na data anterior, 11 de abril, a Igreja celebrou Santa Gemma Galgani, a virgem intercessora dos farmacêuticos.
VEJA MAIS
Quem é o santo do dia de hoje, 12 de abril?
O santo celebrado neste dia 12 de abril é São José Moscati, um leigo católico que viveu em Nápoles, na Itália, entre os séculos XIX e XX. Conhecido por unir ciência, fé e caridade, Moscati dedicou sua vida ao cuidado dos doentes, especialmente dos mais pobres e abandonados.
VEJA MAIS
Qual é a oração de São José Moscati?
A oração dedicada a São José Moscati busca inspiração em sua vida de fé, caridade e dedicação aos doentes. Veja a seguir:
"Ó Deus,
que destes a São José Moscati a graça de unir a ciência, a caridade e a fé,
dai-nos também o espírito de amor ao próximo,
para que nos nossos trabalhos o Vosso Nome seja sempre glorificado,
por Nosso Senhor Jesus Cristo, o Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém."
Quem foi São José Moscati?
São José Moscati nasceu em 1880 e formou-se em Medicina com distinção. Desde cedo, destacou-se por sua sensibilidade cristã, oferecendo cuidados médicos gratuitos aos mais necessitados. Muitos relatos falam de sua prática médica como um verdadeiro apostolado. Ele via, em cada paciente, uma alma a ser tratada com dignidade e compaixão.
Mesmo sendo um leigo, Moscati viveu com intensidade sua consagração a Cristo, inclusive adotando o celibato voluntário para se dedicar inteiramente ao serviço dos enfermos. Após sua morte, o processo de beatificação foi iniciado e ele foi beatificado em 1975 pelo Papa Paulo VI. Em 1987, foi canonizado pelo Papa João Paulo II, sendo reconhecido como santo pela Igreja Católica.
José Moscati morreu no dia 12 de abril de 1927, aos 47 anos, vítima de um ataque cardíaco. Antes de sua morte, teria previsto o próprio falecimento, consumido pela entrega total à missão de servir aos doentes. Seu corpo é venerado até hoje na Nova Igreja de Jesus, em Nápoles, onde muitos testemunham curas milagrosas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA