Qual o santo do dia de hoje, 11 de abril? Veja a oração para Santa Gemma Galgani
Santa Gemma Galgani, a virgem intercessora dos farmacêuticos, é celebrada pela Igreja Católica neste 11 de abril

No dia 11 de abril, a Igreja Católica celebra a memória de Santa Gemma Galgani, a virgem intercessora dos farmacêuticos, conhecida por sua intensa vida de oração, experiências místicas e devoção à Paixão de Cristo. Os devotos de Santa Gemma costumam recorrer a ela em momentos de dor, enfermidade ou em busca de consolo espiritual.
A devoção aos santos faz parte da tradição de fé de milhões de pessoas ao redor do mundo. São figuras que inspiram, acolhem orações e representam modelos de vida cristã. Diariamente, a Igreja dedica o calendário litúrgico à memória de um ou mais santos, reforçando valores como caridade, fé, humildade e serviço ao próximo.
Na data anterior, 10 de abril, a Igreja celebrou Santa Madalena de Canossa, fundadora de uma importante congregação religiosa e símbolo de amor e dedicação aos mais necessitados.
Quem é o santo do dia de hoje, 11 de abril?
O santo do dia 11 de abril é Santa Gemma Galgani, uma jovem italiana que viveu entre 1878 e 1903. Apesar de ter morrido muito jovem, com apenas 25 anos, deixou um legado espiritual profundo. Gemma é venerada por muitos fiéis devido às suas experiências místicas — como as visões de Jesus, Maria e seu anjo da guarda — além de ter recebido os estigmas de Cristo, sinais da Paixão em seu corpo.
VEJA MAIS
Qual é a oração de Santa Gemma Galgani?
"Ó Santa Gemma Galgani,
que tanto amastes Jesus e partilhastes, em vosso corpo, as dores de sua Paixão,
ajudai-nos a carregar com amor nossas cruzes diárias.
Intercedei junto ao Senhor por nossas necessidades (faça aqui seu pedido)
e alcançai-nos a graça de permanecermos fiéis ao amor de Deus até o fim de nossas vidas.
Santa Gemma, modelo de pureza, fé e entrega, rogai por nós.
Amém."
Quem foi Santa Gemma Galgani?
Nascida em 12 de março de 1878, em Capannori, na Itália, Gemma Galgani perdeu os pais muito jovem e passou a viver uma vida marcada por sofrimento físico e grandes experiências espirituais. Ela desejava ser religiosa, mas por motivos de saúde não pôde entrar em um convento.
Mesmo assim, viveu de forma profundamente consagrada, em oração e penitência. Ficou conhecida por seus dons místicos, incluindo visões e a recepção dos estigmas. Em seus escritos, descrevia suas conversas com Jesus, Maria, seu anjo da guarda e o demônio, que frequentemente a atormentava.
Santa Gemma é considerada padroeira dos farmacêuticos, por ter enfrentado longas enfermidades e confiado na medicina ao lado da fé. Sua intercessão é buscada especialmente por aqueles que cuidam da saúde dos outros e por quem sofre de doenças difíceis.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA