Com impresso consolidado, O Liberal começa expansão com a Rádio Liberal

Com sete anos de impresso à frente do impresso, Romulo Maiorana investe em inovação e entra nas ondas do rádio

Natália Mello
fonte

Depois de sete anos à frente do Jornal O Liberal, Romulo Maiorana decide apostar na expansão da empresa e entra nas ondas do novo veículo de comunicação daquela época, o rádio. Com o impresso consolidado tanto na atmosfera que se configura entre o ambiente de mercado e os leitores, em 1973 é iniciado o processo de crescimento da marca para status de um grupo de comunicação, com a implementação da Liberal FM. Atualmente, a rádio é uma das líderes de audiência, cobre 75 municípios paraenses e pode ser acompanhada fora do Brasil via internet.

No início, a programação contava com a difusão de músicas do gênero pop rock e diversas ações promocionais, shows e gincanas. Já no começo da década de 90, os programas passaram a tocar canções mais populares e regionais, como brega, pagode e sertanejo, segundo o diretor do Sistema Liberal de Rádios, Augusto Medeiros.

VEJA MAIS

image Símbolo de credibilidade e liderança, OLiberal.com celebra 18 anos
Além de centenas de conteúdos jornalísticos diários, a plataforma reúne 45 produtos originais, exclusivos, e vem se consolidando como um portal de referência na Amazônia

image 100 anos de história: o legado da comunicação de Romulo Maiorana
Filho de imigrantes italianos, o empreendedor saiu do comércio para ser o nome da comunicação da Amazônia do último século

image ANJ parabeniza O Liberal pelo aniversário de 76 anos
O jornal O Liberal faz aniversário nesta terça-feira (15) e a ANJ reforça o papel social do jornalismo de qualidade no Brasil

“Nos tornamos uma rádio popular e passamos, em pouco tempo, ao primeiro lugar no Ibope, sempre com muitos prêmios para nossos ouvintes. Esse modelo de programação nós mantemos até hoje, com um diferencial, para atender ouvintes de todas as classes sociais: tocamos sucessos de todos os estilos musicais, inclusive internacionais”, detalha Augusto.

A partir de 2020, a radio consolidou o processo de modernização e investiu em equipamentos para se adequar à era digital. “Fomos para os aplicativos, integramos o jornalismo do portal www.oliberal.com à Radio Liberal FM, e nosso ouvinte ganhou, na nossa programação, o que faltava, jornalismo de qualidade e conteúdos diversos”, declarou.

O coordenador de programação da Rádio, Edmilson Mota, afirma que o objetivo é estar com a Rádio Liberal FM em multiplataformas já no início de 2023, com um conteúdo que agrade ao ouvinte. “Em dezembro começamos nossa operação em Cametá, com a Rádio Liberal FM Cametá e programação local pela manhã. Temos como meta também ampliar a nossa programação por todo estado. Com a entrada de Cametá, passamos a ter Liberal FM em Belém, Soure e Castanhal”, pontuou.

Curiosidades

A Rádio Liberal FM entrou no ar em 6 de outubro de 1960 como Rádio Difusora, na época propriedade do então governador do Pará, o general Moura Carvalho. Em 1970, foi vendida ao empresário e jornalista Rômulo Maiorana, passando a fazer parte do Grupo Liberal e mudando de nome para Rádio Liberal.

image O Liberal completa 76 anos contando o cotidiano da história
Acervo de exemplares do impresso na Biblioteca Pública Arthur Vianna está disponível a gerações

As primeiras músicas que tocaram na rádio foram os hits “Physical”, de Olivia Newton-John; Banho de Espuma, de Rita Lee; Fera Ferida, de Roberto Carlos; Tropicana, de Alceu Valença, entre vários outros que tocaram no primeiro estúdio da emissora, na época localizado na avenida Nazaré.

Até os dias atuais, as promoções continuam sendo uma marca registrada de interação entre os ouvintes e os radiojornalistas e locutores. Entre os que mais marcaram os 40 anos de história da Rádio Liberal está a promoção de casamento “Amor da minha vida”, na qual os participantes ganhavam a festa completa, com direito a vestido de noiva e traje do noivo, além da recepção para convidados.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Aniversário
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!