Campanha da Grande Coleta de Emaús é lançada em Belém com meta para voluntários e arrecadações
Agendada para o dia 29 de setembro, a iniciativa do Emaús pretende arrecadar objetos e roupas em bom estado de conservação
A campanha para 51ª edição da Grande Coleta de Emaús foi lançada nesta sexta-feira (30), no Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), na Praça Brasil, em Belém. A expectativa dos coordenadores do evento é atrair o maior número possível de voluntários e bater a meta de caminhões cedidos para realização da coleta no dia 29 de setembro.
De acordo com a coordenadora do Movimento de Emaús, Georgina Kalif, a meta é agregar mil voluntários e conseguir 35 caminhões para a Grande Coleta, que ela espera que sejam cedidos por empresários da Grande Belém. No grande dia, serão arrecadados objetos e roupas em bom estado de uso para posterior doação. A expectativa é que a instituição consiga obter em torno de 6.500 itens doados. Georgina fala sobre o que é preciso para se voluntariar:
"É preciso ter disponibilidade, fé e alegria. É um trabalho que dura o dia inteiro. Nós temos equipes de rua e equipe interna, na sede do Movimento. Todos precisam ser maiores de 18 anos", explica a coordenadora Georgina Kalif.
VEJA MAIS
Parceria com o TRT-8
Em mais um ano em parceria com o TRT-8, a presidente em exercício do tribunal, Selene Sirotheua, fala que o cerne da iniciativa sempre se alinhou com a missão do próprio TRT, por isso, a parceria não poderia ser diferente.
"Logicamente o nosso tribunal não poderia ficar longe disso, pois se trata de uma solidariedade onde você tira da rua jovens, crianças, adolescentes e dá a eles um objetivo na vida e isso faz parte da história do Tribunal do Trabalho. Quando nos procuraram, com certeza a gente concordou em se organizar, em lançar a campanha aqui. Vamos dar a visibilidade que o movimento merece, afinal de contas, quem aqui não faz parte dessa história? Nós crescemos ouvindo falar dessa solidariedade, participando, doando", destaca Selene Sirotheua.
Exposição e história
Marcando o lançamento da 51ª edição da Grande Coleta de Emaús, foi aberta a exposição fotográfica “Memória Cultural das Infâncias na Amazônia”, que retrata a trajetória do Emaús e sua atuação em diferentes eixos, como a promoção social, com oficinas de violão, percussão, teatro, esporte e recreação. Participaram do evento magistrados, servidores do TRT-8; além dos coordenadores, voluntários e alunos do Movimento República de Emaús.
"Essa exposição tem fotografias que marcam a trajetória do Movimento, quando ele começou no Ver-o-Peso em 1970, a motivação, que é combate ao trabalho infantil e hoje também as crianças em situação de vulnerabilidade social e lutar pela defesa dos direitos dessas crianças, adolescentes e jovens", sintetiza a coordenadora do Movimento, Georgina Kalif.
Quem faz parte dessa história, começando ainda adolescente e, hoje, como voluntário, é o jovem Alex Juan Santos da Silva, de 22 anos. Ele comenta o impacto do Movimento de Emaús na sua vida:
"Eu comecei em 2017, entrei ainda adolescente, com 16 anos, na atividade que, inclusive, estou como educador hoje, que é a percussão. O Movimento tem essa importância na minha vida, porque, a partir dessa atividade sócio-pedagógica que eu conheci os meu direitos, o ECA... Hoje estou na universidade, quase me formando em música. É todo um ciclo que partiu de todo esse apoio pedagógico do Movimento".
Serviço
Grande Coleta de Emaús
Local: Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8)
Data: domingo, 29 de setembro de 2024
Horário: 8h às 16h
informações: (91) 98170-8721
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA