Sancionada, lei que zera PIS/COFINS do setor aéreo deve baratear preços das passagens, diz Lula

Presidente destacou a medida em suas redes sociais

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lul da Silva (PT) destacou em suas redes sociais que a lei que zera as alíquotas dos tributos federais PIS/Cofins para companhias aéreas - sancionada por ele e que vale até o final de 2026 - vai ajudar a reduzir os preços das passagens aéreas. "Vamos estimular o setor para diminuir os preços das passagens", afirma. 

No final de maio, ao anunciar que as alíquotas do PIS e Cofins que incidem sobre as receitas do transporte aéreo de passageiros seriam zeradas, o Ministério do Turismo informou que a medida deve representar uma redução de R$ 500 milhões nos custos operacionais da aviação civil brasileira.

"A nova legislação auxilia na recuperação das companhias aéreas, com foco na mitigação dos impactos negativos decorrentes da pandemia da covid-19. Com a redução dos custos operacionais das companhias aéreas, e somado a outras medidas, a legislação poderá evitar a elevação de preços de bilhetes aéreos, auxiliar na manutenção de empregos e melhorar o ambiente de negócios do setor, o que auxilia na atração de novas companhias aéreas para operar no Brasil, gerando mais competitividade e conectividade", informou a pasta, na ocasião.

VEJA MAIS

image Passagens aéreas podem ficar baratas, mas bolso dos paraenses ainda não identificam reais mudanças
A lei promete congelar os preços das passagens tornando-as mais acessíveis

image Após redução no preço do querosene, Ministro cobra que passagens aéreas fiquem mais baratas
A cobrança ocorre depois que a Petrobras anunciou a redução de 12,6% no preço do querosene de aviação (QAV)

image Belém teve alta de 29% nos preços das passagens aéreas em 2022
Regiões Norte e Nordeste registram tarifas mais altas que a média nacional

image Programa com passagens aéreas mais baratas deve começar a partir de agosto; entenda
Chamado até então de “Voa Brasil”, o projeto do governo federal pretende disponibilizar passagens de avião a R$200 para aposentados, estudantes e servidores públicos

Em entrevista coletiva também no final de maio deste ano, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, já havia informado que o foco da medida é atrair companhias de low cost (baixo custo) e tornar as passagens mais baratas para o consumidor. Essas empresas oferecerem opções de voos mais baratas sob condições mais simples, como poltronas menores os serviços de bordo pagos, por exemplo, além de uma cobrança extra para transportar bagagem de 10 quilos. Elas também precisam transportar sempre acima de 90% de ocupação das poltronas.

"Com a chegada da low cost elas (aéreas brasileiras) vão ter que se virar para disputar. Pelo menos uma já deu certeza e a segunda deve vir para o Brasil", declarou Márcio França.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA