Governo Lula vai propor fim do saque-aniversário do FGTS, diz ministro

Proposta já recebeu a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O Liberal
fonte

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou nesta terça-feira (27) que o governo enviará ao Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL) ou uma medida provisória (MP) para eliminar o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Marinho revelou que a proposta já recebeu a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e está em fase de análise pela Casa Civil, com previsão de envio ao Congresso em março.

VEJA MAIS

image Ministro anuncia FGTS Digital com empréstimo consignado sem autorização do empregador
Modalidade administrará a relação entre bancos, trabalhadores e empregadores; empresa saberá quanto descontar

image Saque-aniversário do FGTS 2024: Caixa libera calendário de pagamento; confira
Modalidade permite que os trabalhadores que possuem saldo nas contas do FGTS realizem a retirada de uma parcela de acordo com o mês de aniversário, conforme calendário divulgado

image Ministro do Trabalho anuncia projeto para corrigir restrições no Saque-Aniversário do FGTS
Saque-aniversário permite que os trabalhadores retirem parte do saldo de suas contas ativas e inativas do FGTS no mês do seu aniversário

O saque-aniversário permite que o trabalhador retire parte do saldo da conta do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário, sendo que em caso de demissão, só é possível sacar o valor referente à multa rescisória, não sendo permitido retirar o valor total da conta.

Durante o lançamento do FGTS Digital, o ministro afirmou que o fim dessa modalidade, introduzida no governo Bolsonaro (PL), tem como objetivo "preservar o fundo de garantia e oferecer oportunidades para o trabalhador obter empréstimos consignados".

Marinho destacou que o FGTS foi concebido como uma poupança para proteger o empregado em situações de desemprego, e criticou a impossibilidade de saque integral em caso de demissão, chamando-a de "um absurdo".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA