Exclusivo: Estilista paraense Ludimila fala sobre criações autorais e sustentáveis

Empresária teve um de seus modelos usados pela apresentadora Patrícia Poeta durante o programa Encontro

Juliana Maia
fonte

A estilista paraense Ludimila Heringer teve um de suas peças usadas pela apresentadora Patricia Poeta no programa Encontro desta semana. Em entrevista ao Grupo Liberal, a empresária contou detalhes sobre o processo criativo das peças, entre elas, a utilizada pela jornalista no programa matinal. 

VEJA MAIS

image VÍDEO: Patrícia Poeta usa vestido autoral de estilista paraense para apresentar Encontro, da Globo
Ludimila Heringer já vestiu Fafá de Belém e Alane Dias, dentre outros paraenses famosos.

image Bianca Comparato, ex de Alice Braga, assume namoro com estilista Rafaella Caniello
Bianca se separou de Alice Braga em novembro do ano passado

image Estilista paraense André Lima retorna após 10 anos ao São Paulo Fashion Week
André Lima conversou com exclusividade com o Grupo Liberal sobre como foi retornar e o início da carreira de estilista, além de suas referências

Ludimila já vestiu Fafá de Belém, Alane Dias e outros paraenses famosos e disse que fica muito feliz em ver seu trabalho ser reconhecido no Pará e no âmbito nacional. O vestido feito por ela, usado por Patrícia, foi escolhido para ser divulgado no programa comandado pela apresentadora, que, todo início do mês, usa a roupa de um estilista nacional para divulgar.

"É muita felicidade. Foi demais. É muito bom ter esse reconhecimento do nosso trabalho. Não esperava que fosse viralizar desta forma. A Patrícia usou lindamente o vestido, o primeiro que fiz para essa coleção. Eu levei três semanas para finalizar. Foi feito com todo cuidado e carinho. Ela ficou muito bonita e satisfeita e isso me deixou muito feliz", comemorou.

O vestido de Poeta integra uma expansão da primeira coleção de Ludimila, chamada 90 Graus. A marca inicialmente tinha somente oito looks. No ano passado, a marca da estilista fez 5 anos e ela decidiu ampliar os modelos, tendo base os quadradinhos de crochê. "Deles é que vem o nome da coleção: 90 graus, pois toda peça era geométrica derivada do quadrado perfeito, onde encontramos o ângulo de 90 graus”, contou.

Além do crochê, a estilista trabalha com a arte de tingir tecidos. Ela iniciou com o crochê e, na época da pandemia da covid-19, se aprofundou em insumos do Pará para tingir suas peças que fazem parte de uma moda sustentável e produzida a partir de ervas, folhas de goiabeira, temperos e outros produtos encontrados no estado. 

Para trabalhar sua técnica da forma que queria, a estilista percebeu que precisaria trabalhar com peças sob medida e descobriu uma estamparia que utiliza folhas e flores para estampar seus modelos, feitos em poucas unidades e encomendados com antecedência para serem entregues após todos os processos que envolvem desde a limpeza do material com carbonato até a finalização para ser entregue às clientes.

"A primeira vez que fiz foi com folha de goiabeira e percebi que queria trabalhar com isso, em 2019. Fiz uma peça que integrou a primeira coleção de roupas que foi para um desfile produzido por mim. Usei também a casca de cebola nessas roupas", disse Ludimila.

Desde 2017, Ludimila apresenta seus modelos no Amazônia Fashion Week. Atualmente, as peças autorais vendidas pela estilista são feitas com tecidos de linho e seda pura, por apresentarem uma qualidade que ela acredita ser melhor.

"Comecei a tingir as peças em casa mesmo, naquela época, utilizando fogão de cozinha. Dependendo do insumo que eu escolho, consigo atingir a cor que desejo. Já usei pariri, casca de cebola e de romã, pau-roxo, carqueja e jatobá. Tudo o que eu uso é sal ou mineral para preservar minhas peças depois de tirar todas as impurezas", explica.

(*Estagiária sob supervisão do Coordenador do Núcleo de Cultura de Oliberal.com, Abílio Dantas)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Moda e Beleza
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM MODA

ÚLTIMAS EM MODA