!_ۨ Jovem alega que redação ‘nota mil’ no Enem teve pontuação reduzida | Brasil | O Liberal O Liberal - brasil

Jovem alega que redação ‘nota mil’ no Enem teve pontuação reduzida

O caso da suposta alteração será investigado pela Polícia Civil de Pernambuco, onde o caso foi registrado

O Liberal

Um estudante do bairro do Viradouro, em Escada, estado de Pernambuco, alega que a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi alterada e que a pontuação teria sido reduzida. O estudante envolvido no caso é Kleyverson da Silva, de 23 anos. No início da semana, quando ocorreu a divulgação da nota da prova do Enem, o jovem afirmou que seria um dos 60 candidatos do país a tirar mil na redação, a nota máxima.

No entanto, após tirar fotos e gravar vídeos comentando sobre a felicidade, na quarta-feira (17) foi descoberto que a nota de Kleyverson que consta na página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é 680. 

VEJA MAIS

image Professora comemora desempenho de alunos da rede pública na Redação do Enem 2023
Com notas chegando a 980 na prova, estudantes confirmam confiança no trabalho da escola pública

image Alunos da Escola Estadual Albanízia comemoram notas acima de 900 na redação do Enem 2023
Ao todo, 75 estudantes conquistaram nota acima de 900, sendo que cinco deles tiveram nota 980 na redação

Na sexta-feira (19), a confusão foi parar na delegacia e a Polícia Civil local afirmou que abriu um inquérito para apurar o fato. Segundo o Portal Diário de Pernambuco, a nota enviada pelas autoridades policiais informava que o caso será investigado e que ‘as diligências já foram iniciadas e seguem até completa elucidação’.

Devido a isso, Kleyverson deixa de ser um dos dois pernambucanos com pontuação máxima na redação do Enem. A outra é uma professora chamada Lilían Carvalho. Após a saída do estudante da lista dos 60 candidatos que tiraram nota mil na redação, nenhuma outra pessoa anunciou que tirou a nota máxima na redação do Enem. 

Em nota, o Inep informou que “a base de dados com os resultados das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 é a mesma desde a publicação no ambiente de administrador da Página de Participante, que ocorreu em 15 de janeiro de 2024 para a divulgação realizada no dia seguinte”. 

Nas redes sociais, Kleyverson havia mostrado capturas de tela das notas antes e depois da suposta alteração. Não somente a nota da prova de redação estava diferente, como as das áreas de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que foi de 594,4 para 634,4 e Matemática, que subiu de 632,5 para 917,5.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL