Unidade de emergência da Cidade Nova 6 está fechada: servidores pedem equipamentos de proteção

Decisão foi motivada por causa da morte de uma funcionária, com sintomas da covid-19, nesta terça-feira

Dilson Pimentel
fonte

O prédio da Unidade de Urgência e Emergência da Cidade Nova 6, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, amanheceu fechado nesta quarta-feira (6). A medida foi tomada por causa da morte de uma servidora, que estava com os sintomas da covid-19. O falecimento ocorreu na terça-feira (5). Outra agente comunitária de saúde também morreu no mesmo dia, e com os mesmos sintomas. Ela  era lotada na unidade do Paar. Veja:

Funcionários pedem quipamentos de proteção


Mas o principal problema, segundo os trabalhadores, é a falta de equipamentos de proteção individual. Eles afirmam que os EPIs não estão sendo dados pela Prefeitura de Ananindeua.

Pedindo para não serem identificados, para evitar possíveis represálias, funcionários da unidade disseram que os EPIs foram solicitados diversas vezes ao prefeito Manoel Pioneiro - que, há semanas, enviou apenas uma única máscara de TNT para cada servidor.

Os servidores lembram que a vida útil desses tipos de máscaras, que não são de qualidade, é de apenas duas horas.

Trabalhadores afastados voltam sem testagem


Eles afirmam que os trabalhadores que foram afastados, por estarem com os sintomas da covid-19, voltaram para o trabalho sem fazer o teste rápido, para saber se foram, ou não, de fato infectados pelo vírus. Os servidores denunciam também que os próprios funcionários é que estariam comprando os seus EPIs. Eles também dizem que não há testes rápidos para os servidores. 

O posto de saúde vinha ajudando no atendimento de pessoas com sintomas leves de doenças respiratórias e covid-19 na comunidade. Essa unidade fica na travessa WE 80, ao lado da feira. Os servidores disseram que a unidade ficará fechada apenas durante esta quarta-feira (6), voltando a funcionar normalmente nesta quinta-feira (7).

Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que decretou luto de um dia em função do falecimento da servidora da UBS, mas nesta quinta-feira (7) a unidade segue com o funcionamento normal. A Sesau afirmou ainda que todas as UBS estão equipadas de EPIs.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM