Quem foi Roland Ratzenberger? Piloto de F1 morreu um dia antes de Senna no GP de San Marino

Austríaco, de 33 anos, perdeu a vida em um acidente no final de semana que ficou marcado pela morte de Ayrton Senna

Aila Beatriz Inete
fonte

O trágico final de semana do GP de San Marino, em Ímola, na Itália, é lembrado pela morte de um dos maiores ídolos do esporte mundial, Ayrton Senna. Contudo, há exatos 30 anos, outro piloto também perdeu a vida em um acidente fatal na Fórmula 1: Roland Ratzenberger. 

Por vezes, o austríaco, que tinha 33 anos, é esquecido quando se fala sobre aquele final de semana marcado pela morte de Senna. Mas, infelizmente, Ratzenberger morreu um dia antes do brasileiro. 

VEJA MAIS 

image Referência dentro e fora das pistas: piloto paraense fala sobre inspiração e legado de Ayrton Senna
Nos 30 anos da morte de um dos maiores ídolos esportivos do mundo, Augusto Santin relembrou motivação em Senna

image Quantos títulos Ayrton Senna ganhou? Relembre as conquistas de um dos maiores pilotos da F1
Nessa quarta-feira, 1, completam-se 30 anos da morte do piloto brasileiro. Na Fórmula 1, Senna venceu 41 corridas e tornou-se tricampeão mundial.

image 'O Senna vive': piloto de kart paraense relembra legado e história de Ayrton Senna
Mauro Folha, piloto de kart, é fã do brasileiro que foi e é um dos maiores nomes do automobilismo mundial

Roland tinha 33 anos e fazia sua temporada de estreia na F1. Corria pela Simtek. Mesmo com a idade considerada "avançada" atualmente, o austríaco realizava o sonho de correr na maior categoria do automobilismo do mundo após anos de tentativas. 

Infelizmente, o sonho de Ratzenberger durou apenas duas corridas. No terceiro GP da carreira, ainda no treino classificatório, no dia 30 de abril de 1994, no circuito de ímola, o austríaco bateu forte na curva Villeneuve, com o marcador de velocidade batendo 314 km/h. A asa dianteira do seu Simtek se soltou, o carro perdeu aderência e ele bateu muito forte no muro. O acidente foi fatal. 

"Quando ele parou na curva e vi o capacete vermelho-branco-vermelho de Roland e sua cabeça se movendo, eu já sabia: 'Acabou'. Foi um momento terrível para mim", relembrou o pai do piloto, Rudolf Razenberger, em entrevista no canal Formel1.de, no YouTube.

Na época, acidentes fortes na Fórmula 1 eram "comuns". A categoria não tinha a segurança que os carros, equipe e pilotos têm hoje. Há quem diga que, assim como Senna, Ratzenberger perdeu a vida na pista. Contudo, oficialmente, o austríaco morreu no hospital. 

Mesmo com o clima fúnebre no padoque, o final de semana seguiu. No dia seguinte, outro acidente fatal ocorreu e, desta vez, parou o mundo. 

Antes de chegar à F1, Roland conquistou títulos austríacos, alemães e europeus no automobilismo, correu na tradicional 24 de Le Mans, onde ficou em 5º lugar, em 1993. 

O final de semana em Ímola é lembrado pela tragédia que tirou a vida de Ayrton Senna, mas o pai de Roland, Rudolf Razenberger, hoje com 90 anos, faz questão de todos os anos homenageá-lo e relembrar a história do filho.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES