Entretenimento x Esportes: CEO do Ironman MMA vê conflito na promoção de eventos com celebridades

Eventos de MMA focados para o entretenimento podem ser benéficos para despertar o interesse do público, mas podem não dar visibilidade para o esporte em si

Aila Beatriz Inete
fonte

Nos últimos anos, lutas de boxe e MMA focados no entretenimento, com celebridades e ex-lutadores, se tornaram mais comuns. Por exemplo, nos Estados Unidos, o youtuber estadunidense Jake Paul promoveu vários eventos na Nobre Arte, que atraíram milhares de fãs. Em entrevista ao Núcleo de esportes de OLiberal, Ironman Tomaz, CEO do Ironman MMA e presidente da Federação Brazil Combat de MIXED Martial Arts, destacou que a ideia da organização foi muito boa para ter engajamento e até mesmo para atrair outras pessoas a descobrir mais sobre o esporte.

"Muito interessante, essa sacada foi ótima para o entretenimento. Os americanos sabem como produzir e trazer o engajamento necessário para atrair o público e patrocinadores. Dentro de um contexto de atuação esportiva, sim [pode ser benéfico para o esporte], gera a curiosidade dos não praticantes dos esportes citados a se atentarem para a questão do esporte, saúde e disciplina", apontou o CEO.

VEJA MAIS 

image Popó desafia ator Jean-Claude Van Damme, lenda dos filmes de ação, para luta no boxe; veja
Pugilista publicou um vídeo em que afirma que o ator é o seu maior desafio

image Machida x Rockhold 2: ex-campeões do UFC devem lutar no Karate Combat; entenda o que é o evento
Lyoto Machida aceitou o desafio de Luke Rockhold e lutadores devem duelar em breve no evento de caratê que tem crescido no mundo da luta

image Após passagem pelo UFC, paraense Antonio Arroyo faz carreira no Karate Combat
Lutador não conseguiu vencer no Ultimate e deixou a organização em 2021 e agora trilha novos caminhos em novo evento

Apesar disso, o Ironman Tomaz pontuou que esses estilos de eventos podem não trazer visibilidade e valorização para o esporte em si. Para ele, a própria modalidade, com apoio, consegue se vender.

"Não acredito nessa questão de trazer visibilidade, pois, os eventos e esportes se vendem por si só. O MMA e o boxe são esportes totalmente diferentes, brincar com a questão entretimento não é dar visibilidade aos esportes em si, eles sobrevivem há anos sem essa questão", destacou.

"Essa ideia de engajamento não populariza o esporte, apenas beneficia quem está realizando, haja vista que não é benéfico a quem precisa, os verdadeiros atletas, que estão esperando uma oportunidade de aparecer. Imagina se o dinheiro investido e esse dito engajamento fossem feitos com atletas, teríamos muito mais sustentação", completou o Iron Tomaz.

Aqui no Brasil, o tetracampeão mundial de boxe, Acelino Popó tem produzido e encabeçado lutas entre celebridades no Fight Music Show, que mistura o esporte de combate e o entretenimento. O último desafio do ex-boxeador foi o ex-BBB Kleber Bambam, nocauteado em 36 segundos no ringue.

image Popó nocauteou Bambam no primeiro round (Mariana Lima / Divulgação)

O MMA e os esportes de combate em geral são uma grande paixão dos telespectadores brasileiros. O surgimento de grandes nomes, Anderson Silva, Vitor Belfort, Lyoto Machida e outros, ajudaram a tornar as modalidades populares no Brasil.

Apesar disso, hoje, a realidade do MMA é um pouco diferente. Ironman Tomaz, afirmou que atualmente a modalidade tem "sobrevivido" com alguns eventos. No entanto, a categoria encontra dificuldades para conseguir apoio de patrocinadores.

"Ainda conseguimos sobreviver produzindo grandes eventos, no entanto, temos dificuldades no apoio de patrocinadores que ainda preferem investir no entretenimento e não verdadeiramente no esporte MMA", revelou o dirigente da federação brasileira.

Ter eventos que possuem engajamento são importante para modalidades. Mas, é preciso que os esportes em si tenham mais investimentos para se sustentarem.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES