Vendedora Daniele da Silva denuncia que lago está tomado por limo em praça na Cidade Velha
O lago no centro da praça também está tomado por limo, que se formou devido à sujeira acumulada
O lago no centro da praça também está tomado por limo, que se formou devido à sujeira acumulada
Um lago que fica na praça Dom Pedro II, na Cidade Velha, em Belém, está completamente tomado por sujeira, lixo e está visivelmente com aspecto de formação de limo, como denunciam frequentadores do local. Além disso, o espaço, localizado em frente ao palácio Antônio Lemos, estaria sujo há mais de um ano. O problema estaria causando poluição visual e ambiental.
Os frequentadores do espaço e as pessoas que passam pela praça reclamam sobre o caso e alegam que nada é feito para que haja serviços de manutenção na área. Ainda de acordo com as denúncias, também há outras irregularidades na praça, como a recorrência de lixos nos arredores do lago.
Por conta da água da água suja, os acidentes são constantes, como relata a vendedora Daniele da Silva. “A gente vê todo dia aqui na área as crianças vêm correndo e pulam de cara. Teve uma senhora que caiu e ralou um joelho. Outro senhor foi querer atravessar e acabou caindo. Todo dia, praticamente, tem um acidente. As crianças pulam pensando que é grama. Tem os moradores de rua que fazem as necessidades, dormem por alí”, descreve Daniele.
Quem passa por ali diz que o local é bonito, mas a falta de limpeza na parte do lago incomoda bastante. Apesar de existirem várias lixeiras instaladas ao redor da praça, o lixo é comum. O mal cheiro também é mais uma das reclamações. As denúncias dão conta, também, de que as limpezas na praça ocorrem com frequência, mas que a manutenção no lago é deixada de lado.
Além dos outros problemas na região do lago, a praça apresenta degradações em calçadas e bancos da praça. A falta de manutenção atinge o turismo local, afastando os visitantes, como apontam os relatos dos denunciantes. O local também é frequentado por diversas pessoas que esperam por ônibus nas redondezas, mas conviver com o odor é uma das principais reclamações.
Em nota divulgada no último dia 24 de julho, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) afirmou que vai verificar a situação. “Caso as denúncias de não prestação do serviço pela empresa contratada sejam confirmadas, o órgão municipal vai notificar a empresa responsável para que tome as medidas cabíveis e providenciar a retirada do lixo do local”, detalha o comunicado.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.