MENU

BUSCA

Vendedora ambulante Wallucia Gomes reclama de faixa de pedestre apagada na Marambaia

Falta de sinalização e imprudência apresentam riscos constantes na esquina da Av. Pedro Álvares Cabral com a Av. Rodolfo Chermont

Hannah Franco | Esepcial em OLiberal

A vendedora ambulante Wallucia Gomes, de 49 anos, vive uma rotina de apreensão e preocupação devido à falta de sinalização na esquina da Av. Pedro Álvares Cabral com a Av. Rodolfo Chermont, no bairro Marambaia. Ela, que mora no Panorama XXI, trabalha há dois anos no local e relata o descaso com a segurança dos pedestres. A faixa de pedestre na região está praticamente apagada, o que tem gerado situações de risco e até acidentes.

Wallucia revela que já testemunhou diversos acidentes e que a situação tem se agravado. “Ali já apagou. Semana passada teve acidentes, inclusive uma pessoa morreu”, relatou. A vendedora diz ainda que motoristas, especialmente os motociclistas, não respeitam o limite de parar, prejudicando a travessia de quem precisa atravessar a rua. "Os motoristas não respeitam o sinal. Eles não querem nem saber", afirmou, demonstrando frustração com a falta de conscientização.

VEJA MAIS

Aposentada Lenil Brito reclama de parada de ônibus sem cobertura e água de esgoto empoçada
Problema em uma parada de ônibus na avenida Augusto Montenegro, do lado oposto ao Sevilha, no bairro do Parque Verde

Dona de casa Madalena Gonçalves reclama da falta de asfalto e iluminação na alameda Carlos Gomes
Ela mora no local e conta que, além desses problemas, outros transtornos também estão prejudicando os residentes

Além dos motoristas, Wallucia também observa a falta de respeito entre as pessoas que transitam pela região. “Eu acho que as pessoas que vão atravessar têm que ter noção também. Mas todos têm que ter consciência e respeito", diz. Ela ainda descreve uma situação comum de hostilidade com os motoristas que estão em alta velocidade. "Uma vez, falei para um motorista: 'Ei, tu quer voar, né? Tu quer morrer?'”, conta.

A vendedora também destacou que os moradores da área costumam se queixar da falta de sinalização e da insegurança no local. "Os vizinhos reclamam pra caramba, demais!", disse. Segundo Wallucia, é fundamental que a situação seja resolvida para garantir mais segurança para pedestres e motoristas.

Com a faixa de pedestre quase invisível, os desafios para quem tenta atravessar o cruzamento aumentam consideravelmente. “É difícil para eles [pedestres], né? Não muito para a gente que trabalha aqui, mas para os pedestres sim”, concluiu Wallucia.

Procurada pela redação integrada de O Liberal, a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) informou que deu início a revitalização de faixas de pedestres em toda a cidade. O órgão reitera que os trechos que já receberam o serviço seguiram critérios técnicos ou atenderam demandas enviadas pela Ouvidoria. 

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Você Repórter