Pedestres reclamam de passarela em condições precárias na avenida Almirante Barroso
Odor de urina e fezes, falta de iluminação e cobertura estão entres os problemas
Odor de urina e fezes, falta de iluminação e cobertura estão entres os problemas
Uma passarela em frente ao Instituto Federal do Pará (IFPA), em Belém, enfrenta condições precárias e de abandono público. Localizada na avenida Almirante Barroso, entre as travessas da Estrela e Timbó, no bairro do Marco, uma parte da estrutura está sem cobertura, deixando os pedestres desabrigados do sol forte e da chuva. Pessoas que costumam transitar pelo local também reclamam da falta de limpeza, iluminação e segurança do local.
O vigilante Mário Oliveira, de 48 anos, compartilha que o odor de fezes e urinas na passarela é insuportável. Segundo Mário, os usuários da estrutura se sentem inseguros a qualquer hora do dia devido ao risco constante de assaltos, especialmente no período noturno pela falta de iluminação no local, que é ocupado por pessoas em situação de rua.
"Há alguns dias, uma aluna sofreu uma tentativa de assalto. A sujeira e falta de luz também prejudicam todos os usuários. Os alunos praticamente nem passam na passarela", conta Mário. Em relação à iluminação do espaço, ele relata que as lâmpadas são retiradas em atos de vandalismo. "O pessoal põe, mas os vândalos vêm e arrancam à noite", compartilha.
Quem também lamenta o abandono da passarela por parte das autoridades é o padeiro Ferdinando Silva, de 50 anos, que sugere que a estrutura passe por uma manutenção regular e seja fiscalizada e vigiada por guardas municipais, principalmente à noite.
A Secretaria de Urbanismo de Belém (Seurb), por meio do Departamento de Iluminação Pública, informou que, até dia 2 de dezembro deste ano, a Luz de Belém vai restabelecer toda a iluminação na passarela em frente ao Instituto Federal do Pará (IFPA), na avenida Almirante Barroso, no Marco. A situação ocorreu devido ao furto de cabos de iluminação e um novo projeto precisou ser feito para o lugar.
Quanto à estrutura da passarela (cobertura), a Seurb, via Departamento de Obras Civis, explicou que está realizando levantamentos em todas as passarelas da cidade para reformas posteriores.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
(Eva Pires, estagiária sob supervisão de Fabiana Batista, coordenador do núcleo de Atualidade, com colaboração de Mariana Azevedo)