MENU

BUSCA

Mototaxista Márcio Corrêa reclama de sujeira e odor na praça do Operário, em São Brás

Na praça do Operário, localizada no bairro de São Brás, em Belém, um problema ainda incomoda frequentadores: descarte irregular de resíduos e odor de urina e fezes

Mariana Azevedo com a colaboração de Gabriel Pires

Na praça do Operário, localizada no bairro de São Brás, em Belém, um problema ainda incomoda frequentadores: descarte irregular de resíduos e odor de urina e fezes. O mototaxista Márcio Corrêa trabalha no local e convive diariamente com a situação.

Para ele, o problema relacionado à sujeira se resolveria se a população descartasse o lixo nos locais adequados. "A situação é precária aqui nessa praça, mesmo com essa nova empresa trabalhando, a sujeira continua. O povo continua sujando", conta.

VEJA MAIS 

Por estar diariamente na praça, o trabalhador já presenciou diversas situações e diz que não se sente seguro no local. "A segurança aqui é complicada, a gente sempre vê assaltos aqui. Outro dia uma idosa foi roubada. Tem muitas pessoas em situação de rua aqui", descreve.

A praça era pra ser um lugar de lazer para todos, mas os problemas constantes afastam os frequentadores. Não tem nem onde as pessoas sentarem, pois os bancos estão quebrados. "Aqui era pra ser um lugar muito bonito e seguro, mas não tem como. Aqui até agora não vi ninguém do Poder público vir fazer uma fiscalização", lamenta.

Em nota, a Guarda Municipal de Belém (GMB) informa que em relação à segurança na praça do Operário, realiza rondas periódicas, por meio de motopatrulhamento e viaturas. “A GMB vai intensificar o serviço nessa área e pede à comunidade que contribua com o trabalho da instituição fazendo denúncias de atos ilícitos, por meio do número 153”, diz o órgão.

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) para falar sobre a questão da limpeza da praça do operário, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

Em relação às pessoas em situação de rua que vivem na praça, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), em nota, informa que atua nessa área com as equipes técnicas do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) no sentido de orientar, conscientizar e encaminhar as demandas dessa população e destaca que nenhuma abordagem é realizada no sentido de retirada compulsória de qualquer local. O trabalho da equipe está focado no tratamento humanitário, preservando o diálogo e o bem-estar das pessoas.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Você Repórter