MENU

BUSCA

Motorista Anderson Vieira diz que rua no Tapanã está sem asfalto há mais de 12 anos

A comunidade também sofre com alagamentos e falta de saneamento básico

Eva Pires com colaboração de Mariana Azevedo

No Residencial Cabano, localizado na rua 4, no bairro Tapanã, em Belém, os moradores reclamam da falta de asfalto em parte da via e da ausência de saneamento básico. O motorista Anderson Vieira conta a situação persiste há 12 anos, desde que ele se mudou para o local.

Segundo Anderson, a condição da rua, sem a devida atenção do poder público, só não está pior porque a própria comunidade se organiza para tentar amenizar os problemas: os moradores compram aterro, transportam e espalham o material, e foram responsáveis até pela finalização da drenagem da tubulação. Mesmo com esses esforços, quando chove, surge a preocupação com possíveis doenças vindas do canal, especialmente por causa das crianças que costumam brincar na área.

VEJA MAIS

Moradora Ediene Goulart reclama de lixo acumulado dentro do Canal do Galo, na Sacramenta
Acúmulo de lixo traz transtornos para os moradores; animais domésticos são abandonados com frequência no local

Doméstica Maria Gonçalves reclama de rua esburacada no Icuí
No Conjunto Uirapuru, na rua sn 3, no bairro Icuí, em Ananindeua, denunciantes relatam que, a via está completamente esburacada, além disso, o mato está alto. A doméstica Maria Gonçalves reclama da situação

"Os esgotos só não estão totalmente entupidos porque a gente se reuniu. A gente alugou uma máquina, retiramos o tubo da ponta que estava entupido, levantamos de novo. Só que quando chove, alaga bastante", relata.

O morador relata que havia uma promessa de asfaltar toda a extensão da rua, incluindo o trecho até a Comunidade Vitória, que cruza a via. Segundo ele, representantes da Secretaria de Saneamento (Sesan) vieram ao local, fizeram as medições juntamente com a equipe da prefeitura, mas não cumpriram o que foi acordado. As obras realizadas até agora cobrem apenas a parte da rua próxima à saída da tubulação, deixando o restante da área, onde ele vive, abandonada.

Ele destaca que o projeto de pavimentação não inclui a construção de calçadas. Além disso, o asfalto foi colocado diretamente sobre a tubulação antiga, que já apresenta diversas perfurações. "A comunidade realmente só faz tapar o buraco e o tubo fica quebrado do mesmo jeito. Não veio ninguém aqui para se apresentar sobre a obra e esqueceram da gente aqui para trás, sendo que moram 38 famílias aqui, são 38 casas aqui embaixo", reclama.

Anderson finaliza com um apelo às autoridades competentes: "A única coisa que a gente quer é a pavimentação e que o asfalto fique completamente certo aqui embaixo. É só para a gente poder morar tranquilo, sabe? E não morar embaixo d 'água. Olha, a minha casa eu já levantei duas vezes por causa de alagamentos. Já perdi móvel, guarda-roupa, perdi televisão, perdi várias coisas", conclui.

Em nota divulgada nesta quarta-feira (29/05), a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que a informação não procede e que a rua 4 do residencial Cabano, no bairro do Tapanã, receberá sim o serviço de recapeamento asfáltico em toda a sua extensão.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

(Eva Pires, estagiária sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo de Atualidade)

Você Repórter