MENU

BUSCA

Gesseiro Manoel Monteiro alerta para fumaça no Canal Água Cristal, na Marambaia

Moradores dizem que o problema é resultado da queima de lixo e entulho dos conjuntos Médici, Mendara e Pedro Álvares Cabral

O Liberal

No Canal Água Cristal, no trecho localizado entre as passagens União e Santa Rosa, no bairro da Marambaia, em Belém, moradores reclamam da incidência de fumaça que há mais de um mês vêm se prolongando no perímetro. Os moradores dizem o problema é causado pela queima de lixo retirado dos conjuntos Médici, Mendara e Pedro Álvares Cabral. Carroceiros estariam jogando os entulhos para dentro do canal e colocando fogo nos resíduos. O gesseiro Manoel Moreira conta que a situação está prejudicando a saúde dos residentes. A fumaça já causou problemas respiratórios em crianças e idosos.

Os próprios moradores vêm tentando apagar a fumaça com a utilização de mangueiras e baldes de água. No local, a comunidade também já jogou até caroços de açaí como alternativa para tentar apagar o fogo. As denúncias apontam que uma moradora já teria deixado a região por conta de danos respiratórios oriundos da fumaça.

VEJA MAIS:

O gesseiro é um dos prejudicados pela fumaça. "Nós não temos condições de conseguir apagar esse fogo. Já chamamos os Bombeiros, tentamos falar com a prefeitura, com a Defesa Civil, mas ninguém faz nada. Quem tem sinusite ou rinite, está saindo daqui e indo direto para o hospital", conta Manoel.

Procurada peça redação para comentar o problema, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) disse que o local mencionado é um ponto de descarte irregular. "A empresa responsável pela limpeza da área será acionada para regularizar a situação", confirmou a Sesan. Sobre as solicitações que os moradores fizeram ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), o órgão informou que não há registros de ocorrências em seu sistema. 

A reportagem também tentou contato com a Defesa Civil de Belém - mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Você Repórter