MENU

BUSCA

Furto de cabos de energia prejudica moradores na avenida Conselheiro Furtado

Por conta dessa prática criminosa, moradores de um prédio de apartamentos ficaram sem energia por quase 24h

O Liberal

Moradores de um edifício localizado na avenida Conselheiro Furtado, entre a travessa Barão de Mamoré e avenida José Bonifácio, em São Brás, flagraram o furto de cabos de energia que alimentam a rede elétrica da área. Stefania Morais detalhou o caso à redação de O Liberal e disse que, por conta da ação criminosa todos os condôminos do prédio amargaram a falta de energia por quase 24h


"Era quase meia-noite quando faltou energia. Nós estávamos assistindo um filme. Moramos no oitavo andar e viemos para a sacada olhar, quando avistamos um cara puxando os fios da rede elétrica", relatou a moradora. Ela conta que ligou para o porteiro, após o pedido do marido, para avisar sobre o furto. 

VEJA MAIS

Belém registra 57 furtos de fiação elétrica e 86 furtos de cabos de semáforo em 2022
Para combater este crime na capital, a Guarda Municipal instalou 40 câmeras na cidade, ampliou e intensificou o patrulhamento das equipes

Belém teve mais de 140 casos de furto de cabos de energia no ano passado; em 2023, há 23 ocorrências
A prática descrita pelo Código Penal como crime de subtração, com pena de reclusão de 1 a 5 anos e multa

Furto de cabos de energia é uma das principais causas de acidentes com a rede elétrica no Pará
Prática ilegal ocasiona acidentes graves e com mortes, além de demais transtornos como queima de equipamentos, curtos-circuitos e incêndios. Saiba como denunciar

"A gente queria avisar que havia uma pessoa furtando os fios de cobre do poste. Corri e contei para o porteiro, e meu marido gritou para o ladrão sair do poste. Ele já estava com uma sacola cheia de cabos. Quando a gente gritou, ele desceu e saiu correndo", contou a moradora.

Stefania acrescentou que ela e os vizinhos ficaram sem energia até a manhã do dia seguinte - a última quarta-feira (19). Os moradores registraram a ocorrência junto à concessionária de energia. Segundo a denúncia, uma equipe foi até o local para fazer o religamento dos fios, mas o problema não foi resolvido. "A energia está oscilando, já faltou duas vezes no dia. Por conta dessa falta de luz tivemos danos com a geladeira devido aos alimentos que estavam armazenados nela e que tivemos que jogar no lixo, pois estragaram", acrescentou. 

A Guarda Municipal de Belém (GMB) comunicou, em nota, que não atuou e nem foi notificada sobre o caso. O órgão também informou, ainda, que faz rondas nos bairros para ajudar no combate aos casos de furto de fiação elétrica em Belém. "A população também pode colaborar fazendo denúncias sobre esse tipo de crime, ligando para os telefones 190 e 153", disse. 

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Você Repórter