Empregada doméstica Mirailda Leão reclama de falta de saneamento básico na passagem 17 de Agosto
Alagamentos e mato alto estão entre as queixas dos moradores da passagem localizada no bairro do Curió-Utinga, em Belém
Alagamentos e mato alto estão entre as queixas dos moradores da passagem localizada no bairro do Curió-Utinga, em Belém
Falta de saneamento básico, mato alto e acúmulo de lixo. Esses são alguns dos problemas antigos e enfrentados diariamente pelos moradores da passagem 17 de agosto, no bairro do Curió-Utinga, em Belém. Quem relata a situação precária que está revoltando a comunidade é a empregada doméstica é Mirailda Leão, de 55 anos.
"Só nesses dias agora, é a terceira vez que a gente tá reivindicando sobre isso. A gente tá numa situação precária, então nós já pedimos várias vezes para as autoridades olharem pela gente e fazerem alguma coisa por nós, pelo menos para dizer o que a gente pode fazer. A gente fica numa situação muito difícil", diz Mirailda.
Segundo relatos da comunidade, o período de chuvas intensas e uma obra em ruas próximas, que bloqueou os canais de drenagem, agravaram o alagamento e a falta de saneamento básico no local.
"A gente não tem esgoto, não tem saneamento básico, não tem asfalto. E agora, com essa chuva que tem dado, tem nos prejudicado mais ainda. Sempre alagou, mas escorria mais rápido, agora a água fica acumulada aqui semanas e semanas. A água entra nas casas, não só na minha, mas em várias", conta a empregada doméstica.
Além disso, é frequente o aparecimento de animais na região, como cobras e mussuns, o que preocupa ainda mais a comunidade com o risco de doenças.
Mirailda ressalta que o sentimento de abandono pelo poder público é o que prevalece entre os moradores. "Nos sentimos abandonados e esquecidos. Vem a COP 30, querem asfaltar as principais ruas, mas e as transversais? Um lugarzinho desse aqui, uma rua pequena, ninguém quer fazer nada. Se eu tivesse condições, eu não moraria em um lugar desse, mas eu sou uma pessoa humilde, eu não tenho condição de comprar uma casa no centro da cidade onde eu não vá passar por isso, então tenho que passar por isso", conclui.
A Redação Integrada de O Liberal procurou a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) para saber quais medidas serão tomadas, mas, até o fechamento desta edição, não houve retorno.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
(Eva Pires, estagiária sob supervisão de Fabiana Batista, coordenador do núcleo de Atualidade, com colaboração de Mariana Azevedo)