Autônomo Raimundo Nogueira diz que fiação solta em árvores na av. Pedro Miranda já causou acidentes
No local, a comunidade vive sob a ameaça de acidentes como choques elétricos e incêndios
Uma via arborizada é fundamental para manter o ar limpo, fresco, ventilado e garantir sombra para quem passa pelo local. No entanto, na avenida Pedro Miranda, nas proximidades da Feira da Pedreira, em Belém, o que deveria ser um cenário agradável transformou-se em um pesadelo para moradores e trabalhadores da região. O motivo é a fiação elétrica solta e emaranhada nos galhos das árvores, alguns deles já secos e inclinados em direção ao chão. O autônomo Raimundo Nogueira, de 58 anos, afirma que a situação gera preocupação constante na comunidade devido ao risco de acidentes.
Raimundo conta que o problema é antigo e persiste desde que ele trabalha na região, há cerca de sete anos. Ainda, ele relata que os fios elétricos já causaram incêndios. Choques elétricos e interrupção de energia são outros riscos que a comunidade teme.
"Enquanto não cair, ninguém vai resolver nada. Essa árvore era boa. Olha a outra do lado como tá secando, tá entendendo? Isso é um risco pra todo mundo daqui. Já teve um acidente aí, tocou fogo", relembra.
Quando questionado se as autoridades e órgãos públicos competentes já tomaram alguma medida para solucionar a situação, Raimundo diz que nunca viu. "Eu nunca vi nenhum cuidado, nenhuma fiscalização. Eu tenho certeza disso".
O autônomo relata que, por se tratar de um bairro movimentado e comercial, a fiação, que está quase caindo no meio da rua, frequentemente é atingida por veículos que passam pelo local. Ele admite sentir-se inseguro enquanto trabalha nas proximidades.
"Eu trabalho aqui inseguro, porque, de repente, Deus me livre e guarde, isso cai aí. Vai prejudicar as coisas dos meninos que trabalham aí, dos comerciantes e tudo. Essa árvore está secando. Ela só vai ser demolida quando ela começar mesmo a cair aos pedaços", avalia.
Raimundo finaliza pedindo soluções como a manutenção regular das árvores e a reestruturação da fiação para evitar acidentes, garantir a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental da região e recuperar a harmonia entre urbanização e natureza.
A Equatorial Pará informa que no endereço citado a fiação em questão é de iluminação pública. Por isso, nenhum cliente da distribuidora é afetado com falta de energia.
A reportagem do O Liberal solicitou um posicionamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), no entanto, até o fechamento desta edição, não houve retorno.
Além disso, foi solicitado um posicionamento da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) para tratar da iluminação pública, que também não deu retorno até o fechamento desta edição.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
(Eva Pires, estagiária sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do núcleo de Atualidade, com colaboração de Mariana Azevedo)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA