MENU

BUSCA

Área de descarte irregular de lixo incomoda moradores da rua Bons Amigos, na Guanabara

A costureira Rosângela Xavier, de 59 anos, mora há 33 anos na Rua Bons Amigos, na Guanabara, em Ananindeua. Ela reclama de uma área de descarte irregular de lixo que está tomando conta da rua

O Liberal

"Desde quando me mudei pra cá, existe esse lixão aqui, só que agora está muito pior. Agora, não é só resto de entulho e construção, também tem lixo doméstico", é o que diz a costureira Rosângela Xavier, de 59 anos.

Rosângela se refere à Rua Bons Amigos, no bairro da Guanabara, em Ananindeua, lugar que ela mora há 33 anos. No local, a quantidade de lixo e entulho já tomou conta da metade da rua, atraindo animais peçonhentos, ratos e urubus. "Incomoda muito, tem moscas, ratos. As crianças não podem sair para brincar, nem podemos passear com nossos animais de estimação. Antes era só na entrada, agora está dominando a rua inteira", desabafa.

" alt=" " height="511" layout="responsive" width="768" >

Pedagoga Ednilsa Costa teme árvore tombada em frente a sua casa, na Batista Campos
A pedagoga mora há 40 anos na residência, localizada na avenida Gentil Bittencourt, na Batista Campos, em Belém. Ela conta que tem medo que a árvore tombada para a direção de sua casa, desabe.

Morador Cláudio Ramos reclama de restos de poda de árvore deixados em calçada no Marco
Os restos do vegetal foram deixados na última sexta-feira (26), na calçada, em frente a casa do eletricista Cláudio Ramos, no bairro do Marco, em Belém.

A costureira relata que o carro que recolhe entulhos passa no local, mas não leva tudo. Há pneus, eletrodomésticos, e até animais mortos no meio da rua. "O carro do entulho até leva, mas nunca leva tudo. Tá na hora de mudar essa questão de lixo, não tem políticas públicas sobre o lixo, sempre fica desejar. Esse lixo aqui não tem pra onde designar, aí fica aqui", lamenta.

É impossível trafegar na rua que é transversal à BR- 316, carros não entram mais na via. "Quando chove é horrível porque a água fica entulhada e vem aquele chorume horrível de lixo", diz.

image

Como se não bastasse todos os problemas citados pela moradora, ainda há a preocupação com a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças graves, como a dengue. "Em casa vivemos com repelente em todo canto, porque temos que conviver com essa situação triste. Já reclamamos, mas nunca resolvem isso e está na hora já", completa Rosângela.

A redação integrada de O Liberal procurou a Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Você Repórter