MENU

BUSCA

Aposentado Alberto Marques reclama de alagamento na passagem Adriano

Na passagem Adriano no bairro do Guamá em Belém, moradores convivem com uma rua alagada diariamente. O aposentado Alberto Marques, de 81 anos, diz que sua casa fica debaixo d'água em dias chuvosos

Mariana Azevedo com a colaboração de Wellyda Farias

Na passagem Adriano no bairro do Guamá, em Belém, moradores convivem com uma rua alagada diariamente. O aposentado Alberto Marques, de 81 anos, diz que sua casa fica debaixo d'água em dias chuvosos.

A rua não possui asfalto e há uma grande quantidade de mato sem manutenção. Buracos e muita lama, também são uma realidade que os moradores convivem na passagem Adriano. "Está fazendo quase 5 anos que estamos com esse problema aqui. Se der uma chuva forte, a minha casa vai pro fundo", lamenta o aposentado.

VEJA MAIS 

Para o morador há um motivo bastante evidente para que os alagamentos não cessem. "Tem tubo quebrado aí, é por isso que essa água não escoa", afirma.

Alberto sofre com alguns problemas de saúde, assim como outros moradores da via. Nessas dificuldades é que ele sente ainda mais os transtornos causados pelos problemas que existem na passagem Adriano. "Eu tenho problema na visão, só enxergo de um lado, e só 25%. Passou de 17h30, eu não saio mais de casa", conta.

Além de todos esses problemas, animais como ratos aparecem constantemente no local, e moradores têm medo de contrair doenças como a leptospirose. "Tem muito rato, centopeia, mosquito. É horrível viver em uma rua assim, mas a gente tem que viver aqui mesmo, né", lamenta.

O aposentado tem que tirar recursos do próprio bolso para tentar resolver o problema, já que muitas vezes a água suja das chuvas invade sua casa. "Quando chove aqui, a água bate bem na minha canela. Vou ter que pagar alguém pra quebrar a minha calçada e colocar um aterro, para ver se ameniza esse alagamento", fala.

A redação integrada de O Liberal procurou a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição não houve retorno

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas

Você Repórter