MENU

BUSCA

Confira o que fazer em caso de ataque de arraia e como evitar o contato com o animal

As arraias de água doce só atacam caso se sintam ameaçadas, isso acontece, por vezes, quando banhistas acabam pisando sem querer no dorso do animal.

Beatriz Rodrigues

Os banhos de rio e em praias de água doce sem dúvida fazem parte da tradição amazônica, no entanto, em período de veraneio é preciso tomar um cuidado extra com um animal que habita essas águas: a arraia.

Comuns de regiões de estuário (onde há mistura da água doce com a água salgada), as arraias de água doce costumam ficar enterradas nos fundo de áreas de lama ou areia e só atacam caso se sintam ameaçadas. Isso acontece, por vezes, quando acabam pisando sem querer no dorso do animal.

VEJA MAIS

O que fazer em caso de contato com água-viva; veja como tratar a queimadura
As águas-vivas possuem célular urticantes que ao entrar em contato com a pele humana, causam ferimentos que podem gerar muita dor; Confira algumas recomendações do que fazer nesse tipo de situação

Dupla é presa por transportar centenas de tartarugas e arraias em condições precárias
Cada arraia estava acondicionada em um saco plástico com uma quantidade mínima de água. Já as tartarugas estavam amontoadas em caixas de papelão

Arraia de quase 300 kg é capturada por pescador e bate recorde de maior peixe de água doce do mundo
A arraia recebeu um dispositivo de rastreamento e foi solta novamente no rio Mekong

Na ação de defesa, a arraia executa um movimento de chicote com sua cauda e crava os espinhos no pé ou na perna da pessoa, dissipando o veneno pelos nervos e causando uma leve paralisia nos membros. Especialistas ressaltam que é importante não machucar o animal quando isso acontece. Confira abaixo outras orientações do que fazer neste tipo de situação.

O que fazer em caso de ataque?

O atendimento inicial é retirar a vítima da água, já que ela geralmente não consegue caminhar por conta da dor intensa, que pode inclusive levar a pessoa a um estado de desmaio.

Depois se deve lavar e higienizar a ferida com soro fisiológico, se deve procurar atendimento médico quanto antes.

No pronto-socorro, os médicos examinam a ferida e retiram fragmentos do espinho. Por vezes é necessário administrar uma vacina antitetânica na vítima.

No caso de algumas pessoas lesionadas, são administrados antibióticos e poderá ser necessária uma intervenção cirúrgica para fechar a ferida, a depender da gravidade, mas geralmente são necessários alguns meses até a lesão se fechar por completo.

Como evitar ataque de arraia?

Os acidentes com arraias podem ser prevenidos com os banhistas se mantendo dentro do perímetro seguro dos rios.

Outra maneira é caminhar arrastando os pés na areia, sem os levantar do chão, dessa forma os animais tendem a fugir.

(*Beatriz Rodrigues, estagiária sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de OLiberal.com)

Dicas