MENU

BUSCA

Quando foi o conclave mais rápido da história? Conheça a história

O processo mais rápido de escolha do Papa durou menos de 12 horas e ficou marcado na história da Igreja

Gabrielle Borges

Com a morte do Papa Francisco, ocorrido na semana passada, o mundo inteiro se encontra em expectativa para saber quem será o próximo líder da Igreja Católica, que se dá pelo Conclave, que se caracteriza por ser um processo longo, secreto e imprevisível.

Mas, você sabia que há registros de conclaves que se destacaram por uma rápida tomada de decisão pelo Colégio de Cardeias para decidir sobre um Papa? 

Qual foi o conclave mais rápido da história?

No ano de 1503, um conclave extraordinariamente rápido definiu o sucessor do então Papa Pio III: em tempo recorde de somente 10 horas. Na época, Giuliano della Rovere era uma figura influente entre os cardeais e foi escolhido entre o grupo para assumir o papel mais importante de representação do catolicismo. Ele optou pelo nome de Júlio II.

VEJA MAIS

Vaticano divulga data de início do Conclave para escolha do novo papa; veja quando será
Capela Sistina foi fechada para a visitação do público e passa a ser preparada para receber o conclave


'Conclave' volta aos cinemas brasileiros após morte do papa Francisco
Conclave acompanha o cardeal Lawrence, interpretado por Ralph Fiennes, que assume a responsabilidade de coordenar a eleição papal após a morte inesperada do pontífice


image

Papa Júlio II foi eleito após conclave de 10 horas de duração. (Borghese Gallery)

O conclave também foi marcado pelo rápido Papado de Pio III, que havia morrido após apenas 27 dias de pontificado, deixando os cardeais tensos para escolher um sucessor que não estivesse atrelado aos interesses da monarquia francesa da época.

Quem foi o Papa Júlio II?

Giuliano della Rovere era dono de uma rede de alianças firmadas por promessas e favores políticos. Ele já contava com forte apoio, inclusive de figuras influentes da época como César Bórgia, filho do papa Alexandre VI. 

Com as alianças firmadas e os votos praticamente garantidos, Giuliano della Rovere foi eleito em apenas 10 horas em um feito raríssimo na história da Igreja. Foi conhecido depois como o "Papa Guerreiro", por seu perfil combativo e por fortalecer o poder temporal do papado.

Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Mirelly Pires, editora web de OLiberal.com.

Variedades