O que é deep nude, quais os seus perigos e como se proteger?
Mulheres são as principais vítimas desse crime virtual que cresce com a dominação da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) tem evoluído a cada dia e gerado aplicativos com fins variados, que, na teoria, objetivam facilitar a vida de quem os usa. Entretanto, a IA também pode ser utilizada de forma indevida, principalmente quando se trata de segurança e privacidade, como a criação de “Deep Nude” que expõe os indivíduos de maneira não consensual.
O que é o Deep Nude?
Deep Nude é uma tecnologia criada via Inteligência Artificial que manipula imagens para criar versões fakes, mas realistas, de pessoas nuas. Tais imagens são geradas a partir de fotos existentes de indivíduos vestidos. A tecnologia, assim, simula a aparência do corpo da pessoa sem roupa.
Essas imagens adulteradas podem envolver tanto a remoção total das roupas das vítimas ou a substituição de seus rostos em contextos íntimos com intenções de prejudicar a dignidade ou imagem da pessoa.
VEJA MAIS
Quais os perigos do Deep nude?
A manipulação e distribuição de imagens deep nude sem o consentimento do indivíduo é considerado uma violação de direitos. Suas vítimas, a maioria das vezes, são mulheres e essa ação causa inúmeros danos, entre eles: éticos, psicológicos, sociais e podem ser um dos maiores vetores de aumentos de casos de exploração sexual. A exposição sem consentimento e, principalmente, mentirosa, pode causar perdas irreparáveis, inclusive no âmbito profissional e pode gerar consequências psicológicas muito graves nas vítimas.
Deep nude é crime
A atual legislação oferece proteção contra a produção e disseminação de deep nude ou de imagens de cunho sexual divulgadas sem o consentimento de uma das partes, com penas que incluem detenção e multa. Veja o que diz o Artigo 216-B do Código de Processo Penal:
“Produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes. Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e multa. Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem realiza montagem em fotografia, vídeo, áudio ou qualquer outro registro com o fim de incluir pessoa em cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo.”
Como se prevenir de ser vítima de Deep nude?
Ninguém está isento de ser vítima de crimes virtuais, mas é possível aplicar algumas práticas para diminuir o acesso dos criminosos a arquivos e fotos.
- Controlar a privacidade do perfil nas redes sociais: restringir o alcance das publicações é uma alternativa para dificultar o acesso às suas fotos e informações;
- Evitar compartilhar fotos sensíveis: você nunca sabe em qual contexto essas fotografias podem ser utilizadas, portanto, cuidado;
- Desconfiar de pedidos de fotos: seja em contextos profissionais ou não, sempre desconfie de pedidos de fotos, principalmente, de estranhos.
(Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)