MENU

BUSCA

Fundação Pró-Sangue declara emergência após zerar estoque de sangue O negativo; saiba como doar

Estadão Conteúdo

A Fundação Pró-Sangue de São Paulo enfrenta uma situação emergencial: o estoque de sangue O negativo está zerado. Outros tipos, como o sangue O positivo e o B negativo, também estão em níveis críticos.

Sem reposição imediata, a entidade afirma que pode haver o cancelamento de cirurgias nas próximas semanas. "Se você tem sangue do tipo O negativo, sua doação é extremamente necessária", reforça em nota.

A fundação possui cinco postos de coleta localizados em São Paulo, Osasco e Barueri. O sangue coletado é direcionado para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), onde é fracionado e fica aguardando liberação para ser distribuído aos hospitais da rede pública estadual e demais instituições abastecidas pela Pró-Sangue.

Onde doar?

- Posto Clínicas; - Posto Mandaqui; - Posto Dante Pazzanese - Posto Regional de Osasco. - Posto Barueri

Requisitos para doar

- Estar em boas condições de saúde; - Pesar no mínimo 50 kg; - Ter dormido pelo menos 5 horas nas últimas 24 horas; - Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); - Apresentar documento original com foto recente; - Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60 anos (menores de 18 anos devem apresentar uma autorização; clique para ver os documentos necessários e o formulário).

Mais informações

As doações podem ser agendadas pelo site da fundação. Mais detalhes podem ser consultados na página da instituição ou pelos canais de atendimento: telefone (11) 4573-7800, WhatsApp (11) 9-9152-7653 e e-mail faleconosco@prosangue.sp.gov.br.

Variedades