É possível emagrecer com alimentos paraenses? Conheça 6 opções nutritivas e de baixa caloria

Com alto valor nutricional e baixa caloria, esses ingredientes ajudam a manter uma alimentação equilibrada sem abrir mão do sabor

Luciana Carvalho e Gabriel da Mota
fonte

Quando se fala em culinária paraense, logo vem à mente pratos ricos em sabor e tradição. Mas você sabia que alguns alimentos típicos da região podem ser ótimos aliados no processo de emagrecimento? A nutricionista Mikelly Pires listou 6alimentos paraenses que podem contribuir para uma dieta mais saudável e auxiliar na perda de peso. Com alto valor nutricional e baixa caloria, esses ingredientes ajudam a manter uma alimentação equilibrada sem abrir mão do sabor. Veja:

1. Açaí

O açaí é um dos alimentos mais conhecidos do Pará e, quando consumido sem açúcar, pode ser um excelente aliado do emagrecimento. "Rico em antioxidantes, fibras e gorduras saudáveis, ele ajuda a promover saciedade e a reduzir o estresse oxidativo do corpo. Para uma versão mais leve, prefira acompanhamentos como aveia em ou frutas", explicou.

image (Divulgação/ Mikelly Pires)

2. Jambu

O jambu, famoso por causar aquela leve dormência na boca, é um ingrediente cheio de benefícios. "Ele possui baixa caloria e alto teor de fibras, o que ajuda na digestão e no controle do apetite. Além disso, suas propriedades podem estimular o metabolismo, favorecendo a queima de gordura. Pode ser consumido em saladas, sucos e pratos típicos como tacacá e pato no tucupi".

VEJA MAIS

image Quantas calorias tem um prato de maniçoba? Veja a tabela nutricional dessa delícia do Pará
Descubra como apreciar essa delícia de forma equilibrada e sem abrir mão do sabor

image Energético inofensivo? Guaraná da Amazônia pode facilmente passar de 2 mil calorias; entenda
Com fama de revigorante e estimulante, a bebida é feita a partir da semente do guaraná em pó misturada com outros ingredientes

image Maniçoba ou Vatapá? Qual dos pratos típicos do Pará tem menos calorias?
Descubra como consumir essas comidas típicas do Pará de forma equilibrada, mantendo o sabor autêntico e irresistível

3. Peixes amazônicos (pirarucu e filhote)

O Pará é rico em peixes de água doce, como pirarucu e filhote, que são excelentes fontes de proteínas magras. "O pirarucu, por exemplo, é um peixe com pouca gordura e alto teor de ômega-3, que contribui para o metabolismo e a saúde cardiovascular. Para manter o prato saudável, prefira preparações grelhadas ou assadas, evitando frituras", acrescentou.

4. Cupuaçu

O cupuaçu é uma fruta típica da Amazônia com baixo teor calórico e alto teor de fibras, auxiliando no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade. Além disso, é rico em vitaminas e antioxidantes, que ajudam no combate aos radicais livres e no bem-estar geral. "Pode ser consumido in natura, em sucos sem açúcar ou na polpa congelada como sobremesa natural".

5. Tapioca

A tapioca é um carboidrato leve e sem glúten, sendo uma alternativa interessante para substituir pães industrializados na dieta. Seu alto índice glicêmico pode ser equilibrado ao combiná-la com fontes de proteínas e fibras, como queijo branco, ovos ou frango desfiado. Dessa forma, ela ajuda a manter a saciedade por mais tempo e evita picos de açúcar no sangue.

A vendedora Eliana Furtado, proprietária do Tapioquinha da Amazônia, no Complexo Ver-o-Rio, compartilha que, entre as opções mais pedidas em seu estabelecimento, está a tapioca de manjericão com queijo coalho e tomate. "Essa é uma das que sai bastante mesmo, principalmente pra quem está de dieta", destaca.

image Alto valor proteico da ricota combina com dietas mais saudáveis, e o tremor jambu dá o complemento regional (Wagner Santana / O Liberal)

Outros recheios saudáveis também fazem sucesso. "Sai muito a ricota com jambu, principalmente para quem não come carne. Tem um pessoal que participa de um projeto de dança que gosta muito dessa opção. A de queijo de búfalo com tomate seco também é bem pedida", revela Eliana. Segundo ela, muitos clientes montam suas próprias combinações, escolhendo ingredientes mais leves e equilibrados. "A gente tem um opcional de adicionar ingredientes à tapioca, então a pessoa olha o cardápio, escolhe o que quer de saudável e a gente monta a tapioca personalizada", explica.

6. Castanha-do-Pará

É um alimento rico em gorduras boas, como o omega-3 e antioxidantes, ajuda a prevenir doenças cardíacas e diminui níveis do colesterol no sangue. No entanto, Mikelly alerta que a oleaginosa precisa ser consumida sem excessos, pois, pelo fato de ser rica em boas gorduras, acaba sendo mais calórica.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Variedades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!