Após morar em diversas cidades do mundo, paraense vira coach e ajuda a empoderar mulheres
Depois de morar nos EUA e Dubai e atualmente residir na Alemanha, a paraense Raquel Lisboa fala sobre transformação pessoal de inúmeras mulheres
No mundo contemporâneo, em que cada vez mais as vozes precisam ser diversas e representativas, as mulheres amazônicas se destacam como símbolos de resistência, sabedoria e inspiração. Observar e valorizar essas trajetórias é reconhecer que o futuro passa diretamente pela liderança feminina. São as mulheres que vêm construindo soluções sustentáveis, inovadoras e transformadoras em diversas áreas e diversos locais.
Neste panorama, uma das mulheres que cada vez mais ganham destaque é a paraense Raquel Lisboa. Natural de Belém e formada em Turismo, sua trajetória desde cedo foi repleta de desafios e conquistas. Aos 19 anos, ela foi estudar inglês nos Estados Unidos, vivenciando pela primeira vez a cultura americana ao morar com uma família local. Esse episódio acendeu em Raquel o desejo de descobrir e compreender diferentes culturas, e foi o primeiro passo de uma longa trajetória internacional.
VEJA MAIS
"A eficácia do meu trabalho está em fazer com que cada cliente saia de cada sessão com uma tarefa concreta e aplicável no dia a dia. A transformação acontece a partir da prática e do reconhecimento dos próprios feitos", explica. Um dos exercícios mais poderosos que ela aplica é a criação de um mural de conquistas, algo que ajuda suas clientes a se reconectarem com seus sucessos e a se sentirem mais confiantes para alcançar suas metas.
Por sua trajetória pessoal e profissional, Lisboa compreende o quanto as dores e a motivação podem fazer diferença na vida das mulheres. "O que me move é ver uma mulher se tornando a melhor versão de si mesma. Eu mesma enfrentei muitos obstáculos, mas cada um deles foi uma lição que me preparou para ajudar outras mulheres a superarem as dificuldades que eu passei", enfatiza.
A mentora entende que as mentorias ainda enfrentam resistência no Brasil, principalmente porque a profissão é vista por muitos como algo novo e desconhecido. Porém, sua confiança no que faz é inabalável. "O foco está em ajudar quem me procura, em continuar me aperfeiçoando como profissional e, principalmente, em ser uma inspiração para aquelas que, como eu, desejam dar o melhor de si", concluiu.
Atualmente, morando na Alemanha com sua família, Raquel continua a atender mulheres de diversas partes do mundo, tanto de forma presencial quanto online. Seu ofício transcende fronteiras, e seu compromisso é evidente: ajudar mulheres a superarem as dificuldades, se reconhecerem e viverem de maneira mais plena e segura, cientes de que o futuro é feminino e a força amazônica é fundamental.