Crédito verde: Banco da Amazônia investe em economia e sustentabilidade no norte do Brasil
Modalidade de crédito fomenta a economia amazônica e reforça práticas sustentáveis na região
O crédito verde vem ganhando cada vez mais espaço na economia brasileira. No último relatório de resultados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), referente ao segundo trimestre de 2022, a instituição indica que R$238 bilhões de sua carteira de crédito estão vinculados a projetos que apoiam a economia verde e o desenvolvimento social. E na Amazônia não é diferente, na região norte do Brasil, o Banco da Amazônia (Basa) desenvolve condições de crédito que apoiam não só a economia, mas também a sustentabilidade.
O que é o crédito verde?
Lançado em agosto de 2021, essa modalidade de crédito tem condições financeiras atrativas para as empresas que comprovem a melhoria de indicadores durante a vigência da operação, estimulando a adoção de práticas empresariais mais eficientes e sustentáveis nos aspectos ambiental, social e de governança.
Na região amazônica, o Basa atua com o financiamento de créditos e apoio a iniciativas econômicas atreladas à sustentabilidade, são elas: Energia Verde, Amazônia Empresarial Verde e Amazônia Rural.
De acordo com o superintendente regional do Basa nos estados do Pará e Amapá, Edmar Bernaldino, o Banco da Amazônia atende todos os segmentos produtivos e estimula a consciência ambiental do empreendedor.
“Quando falamos em crédito verde, hoje atendemos todos os segmentos produtivos. Buscamos entender e perceber quais práticas e modelos estão sendo desenvolvidas por aquele empreendedor e estudamos possibilidades de torná-lo sustentável. O que temos notado é que a partir do momento em que o banco se envolve em iniciativas com esse viés, conseguimos despertar a consciência no empreendedor, ele identifica o que o negócio dele está fazendo pelo planeta. Hoje, aquilo que se enquadra no percentual de crédito verde, já é maior que a linha de crédito tradicional”, explicou.
VEJA MAIS
Diferenciais
Entre os grandes diferenciais e benefícios dessa modalidade de crédito, estão o prazo estendido de pagamento, taxas e juros menores e com condições atrativas, além do fomento de práticas sustentáveis na região amazônica.
“Temos algumas linhas de crédito que podem chegar até 25 anos, outras até 15 anos para pagamento. Em relação aos encargos, a gente tem algumas atividades que vem com uma convergência de inovação com taxas de juros atrativas e menores. É importante reforçar essas iniciativas, especialmente por estarmos na Amazônia, infelizmente nem tudo que se pratica de financiamento, de fomento e desenvolvimento tem essa variável de sustentabilidade, e aqui no Banco da Amazônia sempre olhamos para esse viés”, completou Bernaldino.
No Pará, o Banco da Amazônia possui 42 agências físicas para dar orientações sobre o crédito verde. Além de contar o suporte do seu site, redes sociais e também com um aplicativo de celular, o Sua Conta Basa.
“O interessado pode ir até a uma de nossas agências, site, redes sociais ou pelo aplicativo Sua Conta Basa, onde ele encontrará todas as informações e fará o seu cadastro. É importante para o interessado saber que o Banco da Amazônia é um grande atuante nesse sentido, que é o principal banco de fomento da região amazônica, que tem se tornado cada vez mais próximo, mais ágil na questão do acesso ao crédito, buscando simplificar as etapas de modo que a gente consiga cada vez mais estar chegando em todos os lugares com crédito e soluções sustentáveis”, detalhou o superintendente.
Para entender mais sobre essas e outras modalidades de crédito oferecidos pelo Banco da Amazônia, clique aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA