Papa Francisco mantém ritual de Quinta-Feira Santa e lava os pés de 12 menores infratores em Roma

Mesmo com problemas de saúde, o pontífice manteve o ritual feito no início de seu pontificado

Beatriz Moura
fonte

Os problemas de saúde não impediram o Papa Francisco de manter o ritual de Quinta-Feira Santa e reproduzir o gesto de humildade de Cristo. Nesta quinta-feira (6), o pontífice esteve presente no Instituto Penitenciário para Menores Casal Del Marmo, localizado na periferia de Roma, para celebrar a Missa da Ceia do Senhor. 

Na oportunidade, Francisco manteve a tradição cristã e reproduziu o ato humilde de Cristo com seus apóstolos antes de ser preso, condenado à morte e crucificado na sexta-feira em Jerusalém. 

VEJA MAIS

image Semana Santa: Belém retoma vacinação contra covid-19 e influenza na segunda-feira (10)
Serviço de imunização nos 50 pontos estratégicos da capital foi suspenso a partir desta quinta-feira (6)

image Veja o que abre e o que fecha no feriado da Semana Santa em Belém
Diversos órgãos públicos, estabelecimentos e shoppings center da Grande Belém terão horário de funcionamento alterado na Sexta-feira Santa (7)

image Semana Santa: Missa dos Santos Óleos é celebrada na Catedral Metropolitana nesta quinta-feira; vídeo
Missa é presidida pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa; os vigários de diferentes regiões recebem o Óleo do Crisma para levá-lo às suas paróquias

Apesar do problema de saúde, Jorge Mario Bergoglio demonstrou felicidade ao se colocar diante dos 12 jovens detidos para lavar seus pés e beijá-los. Alguns retribuíram o gesto com um beijo na mão, enquanto outros falaram com Francisco. 

“O rito do lava-pés não é folclore, mas nos diz como devemos ser. Todos podem escorregar, Jesus nos ama como somos”, disse Bergoglio na ocasião. 

Entre os jovens, haviam duas garotas e um mulçumano, bem como entidades católicas de todo o mundo. O ritual teve início em 2013, quando o Papa decidiu levá-lo para fora do Vaticano. 

Já pela manhã, o pontífice esteve na missa crismal na Basílica de São Pedro, onde abençoa-se o óleo sagrado que será usado para outros sacramentos ao longo do ano. No domingo de ressureição de Cristo, o Papa abençoará a cidade e o mundo, e lerá a tradicional mensagem sobre os problemas do mundo.

(*Beatriz Moura, estagiária sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Últimas
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!