Tufão causa chuva mais forte da última década na China e deixa ao menos 20 mortos; vídeo
Passagem do tufão Doksuri deixa ao menos 20 mortos e 19 desaparecidos em Pequim
Desde o último final de semana, fortes chuvas estão atingindo Pequim, a capital da China, e causando devastação e tragédia na região. De acordo com informações da emissora estatal CCTV, pelo menos 20 pessoas perderam suas vidas e outras 19 estão desaparecidas devido aos deslizamentos de terra e inundações provocados pelas tempestades.
O tufão Doksuri, que passou pela região, causou a destruição de rodovias e alagamento de casas. Em resposta à situação crítica, mais de 127 mil moradores foram retirados da cidade, em uma tentativa de garantir mais segurança.
VEJA MAIS
A intensidade das chuvas ainda é alarmante e registrou uma média de 175,7 milímetros em apenas 48 horas. Esse volume é equivalente ao que normalmente cairia em todo o mês em Pequim. A condição climática torna a tempestade atual a mais mortal na cidade desde 2012, quando 77 pessoas perderam a vida por conta das tempestades.
O presidente chinês, Xi Jinping, emitiu um apelo para que sejam intensificados os esforços de monitoramento e alerta antecipado de inundações durante o período crítico, que vai do final de julho ao início de agosto. "Devem fazer um bom trabalho em cuidar dos feridos e confortar as famílias das vítimas, além de reduzir ao mínimo o número de afetados", disse o líder para a CCTV.
*Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA