LuzIA: ‘Chat GPT’ no whatsapp chega ao Brasil; entenda como funciona
Sistema de IA facilita a comunicação por meio do maior app de mensagens do mundo
A partir da próxima quarta-feira (26), fazer uso de ferramentas de chat de comandos de Inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, será mais fácil e acessível aos brasileiros. Lançado em março deste ano, um sistema de IA chamado "LuzIA", usado diretamente no Whatsapp e Telegram, e que possui a mesma funcionalidade de conversas por Chatbots, passa a funcionar no Brasil.
VEJA MAIS
LuzIA funcionará como o ChatGPT, porém, com a conversa feita diretamente com um contato comum do celular. Nas primeiras versões, o sistema atingiu um milhão de adeptos em algumas semanas, tendo, atualmente, cerca de quatro milhões de usuários em 40 países.
Segundo o criador do sistema, o engenheiro Álvaro Higes, da IE Business School de Madrid, a ferramenta ainda está em processo de aperfeiçoamento. “A LuzIA tem dado o seu melhor”. Segundo ele, a IA é alimentada pela integração com o ChatGPT a partir da Open AI, assim como outras plataformas de inteligência artificial, o que ainda está em teste.
O CEO da ferramenta afirma que o objetivo é tornar a IA mais acessível. “O que esperamos é que ela, no futuro, seja como uma assistente pessoal que resolve questões do dia a dia” afirmou, em entrevista ao GLOBO.
Funções da LuzIA
Mesmo com limitações, a LuzIA ajuda a solucionar problemas pequenos, além de pesquisas mais simples e atemporais, por ter dados atualizados até 2021, assim como o ChatGPT. No entanto, a ferramenta pode ser uma boa aliada para facilitar buscas rápidas, com as seguintes funções:
- Execução de tarefas por comando de texto e voz
- Diálogos com tom de voz personalizados
- Dicas
- Transcrição de conteúdos em áudio
- Criação de conteúdo
- Entre outras
Como usar a LuzIA?
Para ter acesso à LuzIA, basta adicionar no telefone o número (+55 11 97255-3036) e acessá-lo pelo Whatsapp ou Telegram, como uma conversa normal.
Ao adicionar o contato, o usuário recebe os "termos de proteção de dados e privacidade" da inteligência e uma breve apresentação da plataforma: "Eu sou LuzIA, a sua assistente pessoal. Estou aqui para te ajudar com o que precisar".
*(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)