IA já faz parte da rotina dos MEIs no Pará; veja como usar a tecnologia para ganhar tempo e crescer
Ferramentas acessíveis ajudam a automatizar tarefas, melhorar decisões e impulsionar resultados mesmo em negócios de pequeno porte.
O que parecia um recurso exclusivo das grandes empresas já faz parte da rotina de quem empreende sozinho. Ferramentas de inteligência artificial (IA) estão sendo usadas por microempreendedores para agilizar processos, automatizar o atendimento, melhorar campanhas de marketing e até prever tendências de consumo — tudo com pouco ou nenhum investimento inicial.
Sérgio Andrade, professor universitário e pesquisador da área, avalia a IA como uma “grande aliada” para os MEIs, “principalmente na automação de tarefas operacionais e na tomada de decisão”. Ele pontua que, com IA, é possível organizar as finanças do negócio, otimizar o marketing, automatizar o atendimento ao cliente e até planejar estratégias com mais precisão e menos esforço.
Os benefícios não param por aí. Segundo o professor, o uso da tecnologia também pode ajudar a reduzir erros e melhorar o relacionamento com os clientes. E isso sem ser um bicho de sete cabeças. Andrade diz que, mesmo sem equipe ou formação técnica, é possível adotar ferramentas acessíveis e fáceis de usar para tomar decisões baseadas em dados.
Esse é o caso de Thiago Cunha, 38 anos, microempreendedor desde 2020, que relata como o uso de ferramentas de IA ajudou a otimizar seu negócio. Ele atua como gestor de tráfego e estrategista digital, ajudando empresas a criarem campanhas online mais eficientes. Diz que conseguiu acelerar processos, tomar decisões com mais agilidade e ganhar fôlego para focar na estratégia.
“As IAs fazem parte do meu dia a dia. Uso para analisar métricas de campanhas, segmentar públicos de forma precisa, automatizar processos de atendimento e até otimizar a criação de anúncios e criativos. Além disso, utilizo IAs para prever tendências e ajustar estratégias de tráfego em tempo real”, compartilha o microempreendedor.
Ferramentas de marketing digital automatizam criação e otimizam resultados
As ferramentas que Thiago mais usa são o ChatGPT, o Meta Advantage+ e o Google Performance Max. O ChatGPT ajuda Thiago na criação de textos para anúncios. O Meta Advantage+ auxilia com a automatização de campanhas no Facebook e Instagram. Já o Google Performance Max distribui os anúncios nos canais do Google, como YouTube, Gmail e sites parceiros.
Ele afirma que, antes de adotar essas tecnologias, análises de desempenho e ajustes tomavam muito tempo. “Consigo obter insights mais rápidos e tomar decisões baseadas em dados com mais precisão. Isso aumentou minha produtividade e permitiu que eu focasse mais na estratégia e menos em tarefas operacionais repetitivas”, avalia Thiago.
Segundo o professor Sérgio Andrade, alguns setores têm aproveitado melhor os benefícios. Ele cita o comércio eletrônico, os serviços de atendimento ao público, alimentação, educação, produção de conteúdo e prestação de serviços digitais. “Esses segmentos demandam contato constante com clientes, divulgação eficiente e organização operacional — atividades que podem ser otimizadas pela IA”, pontua.
É possível começar mesmo sem experiência, diz professor
O microempreendedor precisa ter conhecimentos técnicos para começar a usar IA? O professor Sérgio Andrade é enfático: não. Ele destaca que diversas plataformas já oferecem soluções intuitivas. “Muitas funcionam com comandos simples, como escrever uma pergunta ou carregar uma planilha, e a IA já entrega análises ou conteúdos prontos”, destaca.
O professor aconselha que “o importante é o empreendedor ter clareza do problema que deseja resolver e saber interpretar o resultado que a ferramenta entrega”. E, para quem ainda está começando, ele recomenda testar ferramentas gratuitas ou versões de demonstração. A dica é começar com algo simples e prático, que ajude no dia a dia.
“Comece pequeno, com uma necessidade real do seu negócio. Teste ferramentas gratuitas ou versões de demonstração, como um gerador de posts para redes sociais ou um assistente de atendimento automático. Quando perceber que a tecnologia pode poupar seu tempo e melhorar sua comunicação com os clientes, o receio diminui”, recomenda Andrade.
Embora facilite a vida, o professor chama alerta que as ferramentas não substituem a análise crítica do empreendedor, sendo necessário sempre revisar os conteúdos gerados por IA, que podem dispor de informações genéricas, erros ou até dados sensíveis. “É fundamental ter atenção à privacidade e à segurança das informações, respeitando as leis como a LGPD”, adverte Sérgio.
Veja 7 ferramentas de IA que podem facilitar o dia a dia do microempreendedor
ChatGPT ou Gemini
Geração de textos, ideias de posts, respostas para clientes e conteúdos de divulgação.
Canva com IA
Criação automática de artes e materiais gráficos com visual profissional.
Grammarly ou LanguageTool
Revisão de textos, útil para quem vende online ou trabalha com redes sociais.
Planilhas com IA integrada (Google Sheets ou Excel Copilot)
Análise rápida de dados financeiros, controle de vendas e relatórios.
Chatbots (ManyChat ou WhatsApp Business com IA)
Automatização do atendimento ao cliente e respostas a perguntas frequentes.
Meta Advantage+
Otimização automatizada de campanhas no Facebook e Instagram.
Google Performance Max
Campanhas inteligentes com foco em performance, ajustadas pela IA.