MENU

BUSCA

Churrasqueira com inteligência artificial promete carne perfeita em menos de 3 minutos

A churrasqueira Perfecta atinge altas temperaturas e assa todos os lados sem precisar virar a carne

Hannah Franco

A busca pela carne perfeita é uma constante entre os amantes do churrasco. Para alcançar esse objetivo, os produtores rurais têm utilizado cada vez mais tecnologias, incluindo o uso da inteligência artificial (IA).

Uma das últimas inovações que utiliza IA para fazer um churrasco perfeito é a churrasqueira Perfecta, da startup britânica Seergrills. O dispositivo atinge altas temperaturas para assar a carne "perfeita" em três minutos.

VEJA MAIS

Como fazer maminha na Air Fryer? saiba como utilizar o aparelho para fazer um churrasco suculento
Além de ficar pronto em um menor tempo, opção não gera fumaça no preparo

Churrasco no pão? Empreendedores inovam ao servir prato de forma diferente no bairro da Pedreira
No Dia do Churrasco, celebrado nesta segunda-feira (24), o O Liberal.com te mostra como o prato gaúcho tem feito sucesso sendo vendido dentro do pão, com salada de repolho, vinagre e batata palha

O equipamento usa queimadores infravermelhos duplos para atingir temperaturas de até 900 °C. Ou seja, ele consegue cozinhar alimentos dez vezes mais rápido do que fogões e churrasqueiras tradicionais.

A IA da churrasqueira analisa as características da carne inserida e faz os ajustes de temperatura necessários para assar ambos os lados da porção sem precisar de interferência humana.


O sistema, chamado de NeuralFire, confere dados para determinar a melhor estratégia de cozimento para cada tipo de carne. O corte de carne inserido, espessura, temperatura inicial e ponto de cozimento são levados analisados pela IA.

Além disso, a tecnologia promete reduzir em 50% a energia gasta durante o processo. A churrasqueira Perfecta ainda não tem previsão de chegar ao Brasil, mas já está disponível nos Estados Unidos por US$ 3.500, o equivalente a cerca de R$ 17.000, na cotação mais recente do dólar e sem impostos.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Tecnologia e Mercado