Bard: 'ChatGPT do Google' é lançado no Brasil; sabia como funciona a IA e como usar
O robô de inteligência artificial, configurado em mais de 40 idiomas, já pode ser usado gratuitamente no país
O Bard, o robô de inteligência artificial do Google que se assemelha ao chat GPT, foi lançado no Brasil nesta quinta-feira (13), sendo aguardado por muitos desde que chegou aos Estados Unidos e no Reino Unido, há cerca de três meses. A ferramenta havia sido anunciada pela big tech em fevereiro deste ano e está disponível em 40 idiomas, incluindo o português do Brasil, sendo possível acessá-lo pelo site bard.google.com.
Na América Latina, Argetina, Bolívia, Chile, Equador, México, Paraguai e Peru já tinham acesso à ferramenta em inglês desde maio. Entre oa países lusófonos, Moçambique e Angola também podiam acessar desde aquele mês.
Já nos 27 países da União Europeia, o lançamento ocorreu nesta quinta (13). O Brasil e o bloco europeu travam embates com as big techs em temas regulatórios. O Google argumenta, porém, que a demora para a chegada do produto ao país se deve ao tempo necessário para as traduções e ajustes do robô, não tendo relação com as discussões locais sobre a regulação da inteligência artificial e das big techs, como o PL das Fake News.
VEJA MAIS
De acordo com o Google, a plataforma realiza diversos tipos de tarefas, como dicas, rotas de turismo, indica e escreve texto em vários formatos, sugere códigos de programação, além de incluir fotos nos retornos dos comandos.
Mesmo já lançado e disponível para uso, o Bard ainda é visto pelo Google como uma plataforma teste, devendo ser atualizado de acordo com as avaliações dos usuários.
O que o Bard pode fazer?
Além de pesquisas em tempo real, resumos de páginas web e outras funcionalidades já conhecidas do chat GPT, O Bard contém recursos que facilitam a vida dos usuários, entre eles:
- Compartilhar respostas com outras pessoas por meio de links gerados pelo Bard
- Reprodução de respostas em áudio
- Fixar e renomear conversas, organizadas em uma pasta de histórico
- Exportação de código fonte
- Tom de voz das respostas, sendo possível escolher tons casuais, profissionais, explicações curtas, etc.
- Descrição de imagens.
Como funciona o Bard?
O Bard tem a mesma premissa do Chat GPT, que tenta dialogar com pessoas de forma humanizada por meio de mensagens. Ele é baseado na inteligência artificial LaMDA e treinado a partir de informações da internet.
Uma das diferenças para o Chat GPT é que o Bard apresenta três opções de resposta para que usuários tenham alternativas. O serviço também conta com um botão para o Google, que permite fazer uma pesquisa independente sobre o assunto da conversa em uma nova aba.
Responsabilidade com o uso de IA
O Google afirmou que busca uma abordagem responsável sobre a inteligência artificial, trabalhando com especialistas, legisladores e reguladores durante a expansão do Bard.
A empresa deve guiar o desenvolvimento da ferramenta seguindo os seus padrões, que determinam que ferramentas de IA precisam evitar criar ou reforçar preconceitos ou outros tipos de danos para a sociedade.
*Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de Oliberal.com
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA