Taxas e impostos estaduais agora podem ser pagos com PIX no Pará

Ferramenta facilita o pagamento das taxas cobradas por órgãos como Detran, Jucepa e Semas, além dos três impostos estaduais (ICMS, IPVA e ITCD)

O Liberal
fonte

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) passou a receber o recolhimento das taxas e impostos estaduais via PIX para todos os códigos de receita utilizados pela Secretaria e demais órgãos públicos presentes nos Documentos de Arrecadação do Estado (DAEs). A mudança ocorreu em parceria com o Banpará. 

Após um projeto-piloto realizado em julho deste ano, o sistema passou a operar com todos os códigos de receita em setembro. Com isso, os DAEs emitidos pela Sefa possuem um "QR Code", código de barras bidimensional. “Para o contribuinte o pagamento é simples, ele recebe ou emite o DAE e faz o pagamento lendo o QR Code", explica o titular da Sefa, René Sousa Júnior.

Ainda conforme o secretário, o pagamento via Pix 'é uma opção atraente para as contas públicas, pois é eficiente e dá maior comodidade aos cidadãos'. "É uma facilidade pois permite pagar usando o celular, sem precisar acessar computador", lembra ele.

VEJA MAIS

image Arrecadação de impostos no Pará atinge R$ 23,19 bilhões até maio de 2024
O desempenho da arrecadação paraense aumentou 19,72% em comparação ao acumulado no mesmo período de 2023. A reportagem de O Liberal conversou com dois especialistas com visões diferentes sobre o impacto do aumento.

image Fiscais da Sefa apreendem 35 toneladas de açaí e 16 toneladas de filé de peixe em Dom Eliseu (PA)
Apreensões foram motivadas por irregularidades constatadas pelos profissionais da Coordenação de Controle de Mercadorias em trânsito do Itinga

image Sefa apreende cargas de madeira, equipamentos eletrônicos, combustível e fumo
As ações de fiscalização ocorreram na sexta-feira (20)

O uso do Pix facilita o pagamento, em especial das taxas cobradas por órgãos como Detran, Jucepa e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), além dos três impostos estaduais: ICMS, IPVA e ITCD.

Por questão de segurança, o contribuinte deve utilizar somente os DAEs emitidos no site da Sefa ou recebidos durante o atendimento realizado por meio de um servidor público. Não se deve utilizar DAEs emitidos em sites não institucionais e nem aceitar DAEs enviados por WhatsApp ou e-mail.

"Os contribuintes agora recebem ou emitem um DAE que possui QR code para pagar com PIX. Em caso de dúvidas eles podem acionar o atendimento Sefa. É muito importante que o contribuinte tenha certeza de que está fazendo o pagamento regular de taxas e impostos", informa a diretora de Arrecadação da Sefa, Rosemary Fernandes.

O Pix é um meio de pagamento implantado pelo Banco Central (BC) desde novembro de 2020 e permite que os recursos sejam transferidos entre contas em poucos segundos. A ferramenta movimentou cerca de R$ 42 bilhões em transações no ano passado, representando um crescimento de 75% em relação a 2022.

Dúvidas e sugestões de contribuintes devem ser encaminhadas para o call center Sefa, por ligação ou mensagem para 0800.725.5533. Ou pelo email: atendimento@sefa.pa.gov.br 

Para orientações detalhadas, o usuário pode acessar o manual de uso clicando AQUI.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!