MENU

BUSCA

Sespa promove ações preventivas à Covid-19 nos acessos á capital paraense

As ações seguem até dia 30 de março, no Aeroporto Internacional, Terminal Rodoviário, Terminal Hidroviário e na Central de Abastecimento do Pará (Ceasa)

João Thiago Dias / Com informações da Sespa

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciou, nesta terça-feira (17) uma série de ações de orientação e prevenção ao novo coronavírus no Pará em três pontos de entrada de Belém. A medida atende o plano de ação do Governo do Estado ao enfrentamento à pandemia do vírus da covid-19, para os próximos 15 dias, no âmbito do Estado.

As equipes destacadas pelo 1º Centro Regional de Saúde (CRS) da Secretaria atuam, simultaneamente, em três locais de entrada da capital paraense até o dia 30 deste mês, além da Central de Abastecimento do Pará (Ceasa), com distribuição de panfletos educativos e informativos sobre a doença.

No Aeroporto Internacional de Belém, a equipe atua durante 24 horas (das 7h às 13h, das 13h às 19h e das 19h às 7h) com dois técnicos, orientando passageiros e distribuindo panfletos.

Nas ações do Terminal Rodoviário de Belém, a atuação acontecerá em dois turnos, das 7h às 13h e deas13 às 19h, com dois técnicos dando orientações e distribuindo fôlderes para os que chegam à capital, como também para a população.

No Terminal Hidroviário de Belém (THB), as equipes estão atuando no período das 9h às 15h, período de chegada de embarcações à capital, durante sete dias por semana. Durante as ações, dois técnicos circularão pelos corredores do THB e distribuem fôlderes contendo dicas de prevenção ao Covid-19. A ideia é esclarecer dúvidas dos usuários, mas o foco principal são passageiros que chegam da cidade de Macapá, no Amapá, devido à proximidade com a Guiana Francesa, que já confirmou casos de coronavírus.

Nas ações da Ceasa, a atuação da equipe da Sespa será realizada durante as noites de quinta-feira e domingo, sempre das 19h às 7h, períodos em que mercadorias vindas de outros Estados chegam à Central, que terá um posto de orientação no portão de entrada para distribuição de folderes.

O 1º CRS da Sespa também informou que tem mantido orientações aos técnicos das Unidades de Referência Especializadas (Ures) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) vinculados à Sespa sobre abordagens e orientações necessárias de enfrentamento ao coronavírus.

O Liberal