Zumbido no ouvido pode estar associado a mais de 10 doenças; veja o que diz especialista
O sintoma não é considerado uma doença, porém se trata de um sinal de alerta para outras doenças
Sabe aquele zumbido que aparece de repente no ouvido e muitas vezes chega a incomodar? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um sintoma que afeta cerca de 740 milhões de pessoas no mundo todo e 28 milhões dessas pessoas estão no Brasil. O tinnitus ou acufenos, popularmente conhecido como “zumbido” se trata de uma percepção de um som nos ouvidos ou na cabeça, sem nenhuma fonte sonora externa. O sintoma não é considerado uma doença, porém se trata de um sinal de alerta para a deficiência auditiva e também para outras doenças.
Mesmo não sendo uma doença, o zumbido no ouvido pode ter várias causas e também atingir várias faixa etárias de idades. Segundo a médica otorrinolaringologista Vanessa Brito, essa alteração, muitas vezes desconfortável, impacta na qualidade de vida dos pacientes. "O zumbido pode prejudicar o sono, capacidade cognitiva e de concentração. Ele não é uma doença e sim um sintoma, a presença dele sempre vai dizer que existe algo errado naquele organismo", diz.
VEJA MAIS
Em relação às formas de zumbido, a especialista explica que ele pode ser descrito de diversas formas, como sendo do tipo pulsátil, chiado, apito, grilo, cigarra, cachoeira e panela de pressão. Ele pode ser contínuo ou aparecer em determinada situação, como, por exemplo, no silêncio.
Causas do zumbido no ouvido
Vanessa explica que os sintomas relacionados do zumbido a alguma doença no ouvido, podem se dar devido ao acúmulo de cera, pois isso causa um bloqueio no ouvido e pressão na membrana timpânica. Como também infecções que podem vir de bactérias, fungos ou vírus, como no caso da covid-19 que levou a um aumento desse sintoma. Além disso, também pode haver exposição excessiva a sons altos, perfuração timpânica e perda de audição, sendo a última uma das principais causas relacionada a idosos. E em casos mais raros, tumores de ouvidos.
Ainda segundo a médica, o zumbido também pode vir de doenças não relacionadas ao ouvido, como alterações metabólicas, hipertensão, diabetes, aumento dos triglicerídeos, doenças na tireoide. "Pode estar relacionando também ao abuso de cafeína, álcool e tabagismo, e também doenças e condições da saúde mental, como insônia, ansiedade, depressão. Então, existe um mundo de possibilidades para aquele zumbido no ouvido", explica.
Tratamento para zumbido no ouvido
De acordo com a profissional, a primeira coisa que o paciente deve fazer é procurar um médico otorrinolaringologista, devido às principais causas serem de origem no ouvido. "O melhor tratamento é identificar sua causa. A partir do diagnóstico, é possível direcionar um tratamento e quanto mais precocemente o paciente procurar ajuda, maior sua chance de cura", finaliza.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA