Zumbido no ouvido pode estar associado a mais de 10 doenças; veja o que diz especialista

O sintoma não é considerado uma doença, porém se trata de um sinal de alerta para outras doenças

Thaís Neves
fonte

Sabe aquele zumbido que aparece de repente no ouvido e muitas vezes chega a incomodar? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um sintoma que afeta cerca de 740 milhões de pessoas no mundo todo e 28 milhões dessas pessoas estão no Brasil. O tinnitus ou acufenos, popularmente conhecido como “zumbido” se trata de uma percepção de um som nos ouvidos ou na cabeça, sem nenhuma fonte sonora externa. O sintoma não é considerado uma doença, porém se trata de um sinal de alerta para a deficiência auditiva e também para outras doenças.

Mesmo não sendo uma doença, o zumbido no ouvido pode ter várias causas e também atingir várias faixa etárias de idades. Segundo a médica otorrinolaringologista Vanessa Brito, essa alteração, muitas vezes desconfortável, impacta na qualidade de vida dos pacientes. "O zumbido pode prejudicar o sono, capacidade cognitiva e de concentração. Ele não é uma doença e sim um sintoma, a presença dele sempre vai dizer que existe algo errado naquele organismo", diz.

VEJA MAIS

image Uso do fone de ouvido exige cuidados
Crianças correm risco de desenvolver problemas auditivos

image Uso excessivo de fones de ouvido pode causar lesões irreversíveis
Pausas entre o uso e volume moderado são dicas para preservar a saúde auditiva

Em relação às formas de zumbido, a especialista explica que ele pode ser descrito de diversas formas, como sendo do tipo pulsátil, chiado, apito, grilo, cigarra, cachoeira e panela de pressão. Ele pode ser contínuo ou aparecer em determinada situação, como, por exemplo, no silêncio.

Causas do zumbido no ouvido

Vanessa explica que os sintomas relacionados do zumbido a alguma doença no ouvido, podem se dar devido ao acúmulo de cera, pois isso causa um bloqueio no ouvido e pressão na membrana timpânica. Como também infecções que podem vir de bactérias, fungos ou vírus, como no caso da covid-19 que levou a um aumento desse sintoma. Além disso, também pode haver exposição excessiva a sons altos, perfuração timpânica e perda de audição, sendo a última uma das principais causas relacionada a idosos. E em casos mais raros, tumores de ouvidos.

Ainda segundo a médica, o zumbido também pode vir de doenças não relacionadas ao ouvido, como alterações metabólicas, hipertensão, diabetes, aumento dos triglicerídeos, doenças na tireoide. "Pode estar relacionando também ao abuso de cafeína, álcool e tabagismo, e também doenças e condições da saúde mental, como insônia, ansiedade, depressão. Então, existe um mundo de possibilidades para aquele zumbido no ouvido", explica.

Tratamento para zumbido no ouvido

De acordo com a profissional, a primeira coisa que o paciente deve fazer é procurar um médico otorrinolaringologista, devido às principais causas serem de origem no ouvido. "O melhor tratamento é identificar sua causa. A partir do diagnóstico, é possível direcionar um tratamento e quanto mais precocemente o paciente procurar ajuda, maior sua chance de cura", finaliza.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!