MENU

BUSCA

Zumbido no ouvido: o que causa e o qual o tratamento para o incômodo

Mais de 200 problemas de saúde ou condições podem causar o zumbido no ouvido

Gabriel Bentes

A sensação de estar percebendo algum tipo de som, apesar de aquele ruído não estiver efetivamente naquele ambiente, é o chamado zumbido no ouvido. Geralmente, esse incômodo se assemelha com um barulho de chiado, apito, cigarra, cachoeira, cliques ou estalos. Segundo uma pesquisa da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ), cerca de 40 milhões de brasileiros apresentam zumbido no ouvido, representando 19% da população do país.

Conhecido também como acufeno ou tinnitus, essas pertubações podem ser leves, sentidas somente durante o silêncio ou mais intensas, a ponto de persistirem por bastante tempo. Essa condição pode surgir em todas as faixas etárias, no entanto, ocorre com mais frequência em idosos. O zumbido pode ser temporário, sem a necessidade de medicamentos ou pode durar vários dias.

VEJA MAIS

Misofonia: entenda sobre a síndrome de aversão a sons e como identificar os sintomas
No mundo, 15% dos adultos são afetados pela misofonia. Especialista explica o que é e como tratar a síndrome que gera irritabilidade a barulhos

Perda auditiva pode começar na juventude; veja dicas para evitar esse problema
O otorrinolaringologista Breno Simões explica quais os principais sinais e as causas da perda da audição

OUÇA: Você está ficando surdo? Confira sinais de alerta para a perda de audição
O 10 de novembro é o Dia Nacional de Combate à Surdez, uma data voltada à saúde auditiva

De modo geral, esse incômodo surge como um alerta de que algo não vai bem no corpo. Ou seja, esse sintoma está relacionado a outras doenças ou condições, que necessitam ser identificadas. Mas também pode ser resultado de uma exposição prolongada a sons muito altos - como em show ou fone de ouvido.

O que causa o zumbido no ouvido?

Mais de 200 problemas de saúde ou condições podem causar o zumbido no ouvido, sendo um sintoma comum em alguma delas.

Entre as principais causas, estão:

  • Perda de audição
  • Excesso de cera
  • Infecções e inflamações (otite, labirintite, gripes, resfriados, Covid-19)
  • Corpos estranhos e lesões no canal auditivo
  • Doença de Ménière (distúrbio no ouvido interno)
  • Envelhecimento
  • Tumores cerebrais ou no sistema auditivo
  • Trauma craniano e desvios de coluna
  • Traumas acústicos e barulhos excessivos
  • Doenças crônicas (hipertensão, diabete, obesidade, anemia, AVC, esclerose, alterações hormonais, artrite reumatoide, lúpus)
  • Estresse e doenças psiquiátricas (depressão, ansiedade)
  • Problemas odontológicos (Disfunção temporomandibular)
  • Alimentação inadequada
  • Uso excessivo de certos medicamentos

Como tratar o zumbido de ouvido?

Para identificar e tratar o zumbido de ouvido, deve-se procurar, prioritariamente, um otorrinolaringologista. Odontologia, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia são algumas das áreas que atuam em conjunto para cuidar dos pacientes que sentem o desconforto no ouvido.

O tratamento para essa condição varia entre uma simples remoção de um tampão de cera, que pode estar obstruindo o canal do ouvido, ou o uso de antibióticos - prescritos por um profissional - para tratar a infecção que está causando este incômodo.

Em outros casos, o problema pode ser resolvido com aparelho amplificador, terapia de som, cirurgia, fisioterapia e terapias alternativas (acupuntura e técnicas de relaxamento, dependendo da origem do sintoma.

Nos anos 1990, desenvolveu-se a Terapia de Habituação ao Zumbido, uma abordagem que visa auxiliar o paciente a acostumar-se ao som até que ele deixe de ser percebido como perturbador. Este tratamento, que inclui acompanhamento psicológico, que pode durar de 18 a 24 meses.

(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Rayanne Bulhões, editora web de oliberal.com)

Saúde