Zumbido no ouvido: o que causa e o qual o tratamento para o incômodo
Mais de 200 problemas de saúde ou condições podem causar o zumbido no ouvido
A sensação de estar percebendo algum tipo de som, apesar de aquele ruído não estiver efetivamente naquele ambiente, é o chamado zumbido no ouvido. Geralmente, esse incômodo se assemelha com um barulho de chiado, apito, cigarra, cachoeira, cliques ou estalos. Segundo uma pesquisa da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ), cerca de 40 milhões de brasileiros apresentam zumbido no ouvido, representando 19% da população do país.
Conhecido também como acufeno ou tinnitus, essas pertubações podem ser leves, sentidas somente durante o silêncio ou mais intensas, a ponto de persistirem por bastante tempo. Essa condição pode surgir em todas as faixas etárias, no entanto, ocorre com mais frequência em idosos. O zumbido pode ser temporário, sem a necessidade de medicamentos ou pode durar vários dias.
VEJA MAIS
De modo geral, esse incômodo surge como um alerta de que algo não vai bem no corpo. Ou seja, esse sintoma está relacionado a outras doenças ou condições, que necessitam ser identificadas. Mas também pode ser resultado de uma exposição prolongada a sons muito altos - como em show ou fone de ouvido.
O que causa o zumbido no ouvido?
Mais de 200 problemas de saúde ou condições podem causar o zumbido no ouvido, sendo um sintoma comum em alguma delas.
Entre as principais causas, estão:
- Perda de audição
- Excesso de cera
- Infecções e inflamações (otite, labirintite, gripes, resfriados, Covid-19)
- Corpos estranhos e lesões no canal auditivo
- Doença de Ménière (distúrbio no ouvido interno)
- Envelhecimento
- Tumores cerebrais ou no sistema auditivo
- Trauma craniano e desvios de coluna
- Traumas acústicos e barulhos excessivos
- Doenças crônicas (hipertensão, diabete, obesidade, anemia, AVC, esclerose, alterações hormonais, artrite reumatoide, lúpus)
- Estresse e doenças psiquiátricas (depressão, ansiedade)
- Problemas odontológicos (Disfunção temporomandibular)
- Alimentação inadequada
- Uso excessivo de certos medicamentos
Como tratar o zumbido de ouvido?
Para identificar e tratar o zumbido de ouvido, deve-se procurar, prioritariamente, um otorrinolaringologista. Odontologia, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia são algumas das áreas que atuam em conjunto para cuidar dos pacientes que sentem o desconforto no ouvido.
O tratamento para essa condição varia entre uma simples remoção de um tampão de cera, que pode estar obstruindo o canal do ouvido, ou o uso de antibióticos - prescritos por um profissional - para tratar a infecção que está causando este incômodo.
Em outros casos, o problema pode ser resolvido com aparelho amplificador, terapia de som, cirurgia, fisioterapia e terapias alternativas (acupuntura e técnicas de relaxamento, dependendo da origem do sintoma.
Nos anos 1990, desenvolveu-se a Terapia de Habituação ao Zumbido, uma abordagem que visa auxiliar o paciente a acostumar-se ao som até que ele deixe de ser percebido como perturbador. Este tratamento, que inclui acompanhamento psicológico, que pode durar de 18 a 24 meses.
(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Rayanne Bulhões, editora web de oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA