Virose: pega no ar? É contagiosa? Veja quais sintomas e dicas de como evitar
Conhecido como 'virose', mal é comum e possui diversos tipos de vírus causadores
Doenças virais são comuns e possuem diversos tipos de vírus causadores. A gripe é a mais conhecida, mas outras enfermidades se encaixam na categoria, como sarampo, caxumba, rubéola, herpes, poliomielite, dengue, mononucleose infecciosa, resfriado e varíola. As viroses atingem pessoas de todas as idades, sendo mais comuns em bebês e crianças.
Quais sintomas da virose?
Os sintomas das viroses variam, podendo ser respiratórios, gastrointestinais ou uma combinação dos dois. Entre os sinais mais comuns estão:
- Diarreia;
- Febre;
- Vômito;
- Náusea;
- Tosse;
- Espirros;
- Coriza;
- Obstrução nasal;
- Dor de garganta;
- Dor muscular;
- Dor abdominal;
- Dor de cabeça.
Para tratar e diagnosticar a doença, é necessário consultar um médico.
Como tratar virose? Quais vacinas estão disponíveis?
A prevenção é a melhor maneira de evitar as viroses. Vacinas como a Vacina Oral Poliomielite e a Tríplice Viral com Varicela, que protegem contra várias enfermidades, são oferecidas gratuitamente pelo SUS. A vacinação contra a gripe também é recomendada e deve ser reforçada anualmente. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente todas as vacinas mencionadas abaixo.
As vacinas mais conhecidas são a Vacina Oral contra a Poliomielite, que previne a poliomielite, e a Vacina Tríplice Viral com Varicela, que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora/varicela - fortalecida pela Vacina Atenuada contra Varicela.
A gripe, a virose mais comum, também tem uma vacina que deve ser tomada anualmente e protege contra casos graves e óbitos pela doença. A vacina cobre Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenzavirus B, que são comuns durante os invernos.
Não há tratamento para viroses. Portanto, é necessário esperar que a doença desapareça. Em alguns casos, no entanto, medicamentos podem ser tomados para aliviar os sintomas. É também aconselhável ingerir bastante líquido para manter o corpo hidratado.
Para viroses respiratórias, é recomendado fazer a lavagem das narinas com soro fisiológico. No caso de viroses gastrointestinais, a ingestão de probióticos e zinco pode ser necessária para repor a microbiota intestinal.
Como evitar virose
É importante manter a higiene pessoal, lavando as mãos regularmente e evitando compartilhar objetos. A ingestão de líquidos também é aconselhável para manter o corpo hidratado. Em caso de viroses respiratórias, a lavagem nasal com soro fisiológico é indicada, enquanto a reposição da microbiota intestinal pode ser necessária para viroses gastrointestinais.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA