Virose: pega no ar? É contagiosa? Veja quais sintomas e dicas de como evitar

Conhecido como 'virose', mal é comum e possui diversos tipos de vírus causadores

O Liberal
fonte

Doenças virais são comuns e possuem diversos tipos de vírus causadores. A gripe é a mais conhecida, mas outras enfermidades se encaixam na categoria, como sarampo, caxumba, rubéola, herpes, poliomielite, dengue, mononucleose infecciosa, resfriado e varíola. As viroses atingem pessoas de todas as idades, sendo mais comuns em bebês e crianças.

image Veja o que é a 'Virose da mosca', os sintomas e como prevenir
O número de casos da doença aumenta no período chuvoso; confira

image Saiba como se vacinar contra gripe em Belém e ficar protegido da virose
99% da meta estadual de vacinação contra o vírus Influenza foi atingida por Belém, mas há um possível surto em andamento na capital

Quais sintomas da virose?

Os sintomas das viroses variam, podendo ser respiratórios, gastrointestinais ou uma combinação dos dois. Entre os sinais mais comuns estão:

- Diarreia;
- Febre;
- Vômito;
- Náusea;
- Tosse;
- Espirros;
- Coriza;
- Obstrução nasal;
- Dor de garganta;
- Dor muscular;
- Dor abdominal;
- Dor de cabeça. 

Para tratar e diagnosticar a doença, é necessário consultar um médico.

image Há uma virose no ar e epidemia de dengue. Tudo deve ser considerado covid-19 até diagnóstico
Sintomas são muito parecidos e qualquer suspeita deve ser sanada com médicos e não automedicação

Como tratar virose? Quais vacinas estão disponíveis?

A prevenção é a melhor maneira de evitar as viroses. Vacinas como a Vacina Oral Poliomielite e a Tríplice Viral com Varicela, que protegem contra várias enfermidades, são oferecidas gratuitamente pelo SUS. A vacinação contra a gripe também é recomendada e deve ser reforçada anualmente. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente todas as vacinas mencionadas abaixo.

As vacinas mais conhecidas são a Vacina Oral contra a Poliomielite, que previne a poliomielite, e a Vacina Tríplice Viral com Varicela, que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora/varicela - fortalecida pela Vacina Atenuada contra Varicela.

A gripe, a virose mais comum, também tem uma vacina que deve ser tomada anualmente e protege contra casos graves e óbitos pela doença. A vacina cobre Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenzavirus B, que são comuns durante os invernos.

Não há tratamento para viroses. Portanto, é necessário esperar que a doença desapareça. Em alguns casos, no entanto, medicamentos podem ser tomados para aliviar os sintomas. É também aconselhável ingerir bastante líquido para manter o corpo hidratado.

Para viroses respiratórias, é recomendado fazer a lavagem das narinas com soro fisiológico. No caso de viroses gastrointestinais, a ingestão de probióticos e zinco pode ser necessária para repor a microbiota intestinal.

Como evitar virose

É importante manter a higiene pessoal, lavando as mãos regularmente e evitando compartilhar objetos. A ingestão de líquidos também é aconselhável para manter o corpo hidratado. Em caso de viroses respiratórias, a lavagem nasal com soro fisiológico é indicada, enquanto a reposição da microbiota intestinal pode ser necessária para viroses gastrointestinais.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!