Veja quais são os alimentos que mais causam alergias
Alimentos comuns são alguns dos principais causadores de reações alérgicas
Muito se diz que comer é um dos maiores prazeres da vida. A diversidade de gostos, texturas e aromas proporciona uma experiência única para quem está comendo. No entanto, para aqueles que sofrem de alergias recorrentes de alguns alimentos, essa degustação pode acompanhar alguns riscos.
As chamadas alergias alimentares ocorrem quando o sistema imunológico reage de forma exagerada a proteínas específicas presentes nos alimentos. Os sintomas no corpo variam, desde coceira e inchaço até como anafilaxia - reação alérgica aguda potencialmente fatal. Por isso, é extremamente importante que os alérgicos tenham atenção redobrada com os alimentos e bebidas que consomem.
Abaixo, confira alguns alimentos que mais causam alergia:
- Amendoim: a leguminosa é uma das principais causas de reações alérgicas graves. Mesmo pequenas quantidades podem desencadear uma resposta imunológica.
- Leite: A alergia ao leite é comum em crianças, mas também pode persistir na idade adulta. Produtos lácteos, como queijo e iogurte, devem ser consumidos com cautela.
- Frutos-do-mar: Animais marinhos como camarões e caranguejos são uma das principais causas de reação alérgica.
- Ovos: A proteína presente nos ovos também pode desencadear reações alérgicas.
- Trigo: A alergia ao trigo pode prejudicar pessoas com doença celíaca - doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados.
Por isso, é muito importante verificar os rótulos dos alimentos processados, pois muitos podem conter ingredientes que podem causar uma reação fortíssima e nem aparentar. Ao verificar a embalagem, procura pela frase "ALÉRGICOS: CONTÉM (NOME COMUM DO ALIMENTO QUE CAUSA ALERGIA). Ex: ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS.