Veja 10 chás que podem trazer perigos para a saúde
Chá de hibisco, conhecido por ajudar na digestão e na redução de retenção de líquido, é citado por especialista como bebida que deve ser consumida moderadamente
A maioria dos chás são bebidas naturais fáceis de se fazer e com muitas propriedades benéficas aos consumidores. Mas, há ainda os chás "milagrosos", que prometem inúmeros retornos benéficos e as pessoas acabam encontrando neles a solução para suas necessidades. Por isso, é importante conhecer os reais efeitos desses líquidos no organismo.
VEJA MAIS
Em entrevista exclusiva à Redação Integrada de O Liberal, a médica hepatologista Isabel Bastos observa que, pela receita de vários chás incluir produtos naturais, como folhas, ervas etc, é comum que as pessoas pensem que eles são beneficiais para o corpo, mas que nem sempre funciona desta forma, podendo prejudicar órgãos do corpo, como o fígado.
"Existem muitos chás utilizados no dia a dia de forma indiscriminada, pelo fato da maioria das pessoas associar produtos naturais a produtos saudáveis, porém alguns chás podem ser extremamente prejudiciais à saúde do fígado. Um dos maiores riscos é o de lesão aguda grave, que significa uma reação inflamatória intensa no fígado que pode inclusive afetar o funcionamento deste órgão e levar à necessidade de internação.
A profissional lista os 10 chás mais associados a esse risco, como os:
- Chá de Cavalinha
- Chá Verde
- Chá de Espinheira Santa
- Chá de Valeriana
- Chá de Sene
- Chá de Cascara Sagrada
- Chá de Poejo
- Chá Cava-Cava
- Chá de Noni
- Chá de Sacaca
- Chá de Sucupira
Chá milagroso: mito ou verdade?
Muitas pessoas têm o sonho de emagrecer, seja por vontade própria ou pressão estética. Assim, vai buscar na internet os meios mais fáceis de alcançar esse objetivo, e acabam esbarrando nas milhares receitas de "chás milagrosos".
Entre a diversidade de "chás milagrosos", há, de fato, alguns que auxiliam o processo de emagrecimento, mas não substituem as orientações de um profissional qualificado. Segundo a especialista, "um chá muito utilizado [para a perda de peso] é o chá de hibisco, que auxilia no processo de digestão e reduz a retenção de líquido". A médica, no entanto, faz um alerta sobre o referido chá: "Seu consumo exagerado também pode levar a lesões hepáticas, sendo contra indicado a pessoas portadoras de doenças no fígado. "
Portanto, o consumo do chá de hibisco deve ser moderado. "O consumo seguro se limite a duas xícaras por dia e que não ultrapasse o período de uso diário de 1 - 2 semanas.", orienta Isabel. Ela ainda destaca que " a forma mais saudável de iniciar o processo de emagrecimento é através de alimentação saudável e balanceada.".
(*Gabriel Bentes, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA