CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Síndrome do pescoço de texto: saiba como celular pode afetar a coluna

A longo prazo, a falta de tratamento pode levar a condições mais sérias, como formigamento, dormência e fraqueza nos braços

O Liberal

A dor constante no pescoço e ombros, mesmo em momentos de descanso, pode ter uma causa surpreendente: o uso excessivo do celular. A "síndrome do pescoço de texto", como é conhecida, surge da inclinação repetitiva do pescoço ao utilizar dispositivos eletrônicos, impondo uma sobrecarga significativa à coluna vertebral.

Essa má postura pode adicionar até 27 kg de peso à coluna, desencadeando dores intensas, hérnia de disco e outros problemas graves. A fisioterapeuta Christina Cepeda alerta que, além das dores, a síndrome pode causar dores de cabeça, fadiga e dificuldade de movimentação do pescoço.

A longo prazo, a falta de tratamento pode levar a condições mais sérias, como formigamento, dormência e fraqueza nos braços, além de dor irradiada para as costas. Sintomas persistentes por horas ou dias exigem atenção médica imediata, pois podem indicar problemas graves na coluna.

Como evitar a síndrome? 

  • Postura correta: Mantenha a tela do celular ou outros dispositivos eletrônicos na altura dos olhos. Evite inclinar o pescoço para baixo ao usar os aparelhos. Mantenha a coluna ereta, com os ombros relaxados.
  • Alongamentos regulares: Faça alongamentos para o pescoço e ombros ao longo do dia. Incline a cabeça para os lados, para frente e para trás, e faça movimentos circulares com o pescoço. Alongue os ombros, movendo-os para cima, para trás e para baixo.
  • Pausas frequentes: Faça pausas regulares durante o uso de dispositivos eletrônicos. Levante-se, caminhe e movimente-se para aliviar a tensão muscular. A cada 20 ou 30 minutos, desvie o olhar da tela por alguns segundos e foque em um objeto distante. 
  • Ergonomia: Ao usar computadores, ajuste a altura da cadeira e da tela para manter a postura correta. Utilize suportes para celular ou tablet para elevar a tela à altura dos olhos.
  • Exercícios: Pratique exercícios que fortaleçam a musculatura do pescoço e das costas. Pilates e ioga podem ajudar a melhorar a postura e aliviar a tensão muscular.
  • Conscientização: Esteja atento à sua postura ao usar dispositivos eletrônicos. Corrija a postura sempre que perceber que está inclinando o pescoço. Limite o tempo de uso de dispositivos eletrônicos, especialmente em momentos de lazer.

*Com informações do Portal Metrópoles 

(*Thaline Silva, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!